Topo

Espetáculo em São Paulo mostra fusão do flamenco com piano clássico

A pianista espanhola Rosa Torres-Pardo e a cantora de flamenco Rocío Márquez Limón - Reprodução/Youtube
A pianista espanhola Rosa Torres-Pardo e a cantora de flamenco Rocío Márquez Limón Imagem: Reprodução/Youtube

De São Paulo

06/11/2014 04h40

A pianista espanhola Rosa Torres-Pardo e a cantora de flamenco Rocío Márquez Limón evocaram nesta quarta-feira (5), no Theatro São Pedro, zona oeste de São Paulo, o som da cultura ibérica através da fusão entre o flamenco e o piano clássico.

"É muito emocionante estar aqui (São Paulo). Somos uma pianista clássica e uma cantora de flamenco buscando misturar esses dois estilos, fortalecendo o lado popular de forma natural", destacou Rosa, reconhecida internacionalmente por ter tocado na prestigiada Orquestra Filarmônica de São Petersburgo, na Rússia.

Com toques suaves nas teclas de seu instrumento e interpretando fragmentos dos compositores espanhóis Manuel de Falla e Isaac Albéniz, Rosa exibiu todo seu talento durante cerca de uma hora, acompanhada pelas vocalizações de Rocío.

"Sempre temos algo em comum", afirmou a cantora sobre o dueto, que faz parte do projeto "Suíte Espanhola", apresentado em outros países como França, Itália, Japão e Estados Unidos.

A inspiração do pintor Francisco de Goya e do poeta Federico García Lorca serviram como cenário de fundo do espetáculo, que começou com marchas, passou pelas palmas, pelos movimentos de mãos que aludem ao ressoar das castanholas e terminou com um clássico tango, que emocionou o público.