Topo

Além de cantor, Joe Cocker é lembrado como fazendeiro e obras de caridade

23/12/2014 18h05

Os vizinhos do cantor britânico Joe Cocker, no oeste do estado do Colorado, nos Estados Unidos, onde viveu durante as últimas décadas e morreu na segunda-feira (22), destacaram a ajuda que sempre prestou às crianças necessitadas da região.

Para perpetuar essa ajuda à comunidade, a família de Cocker pediu, por meio da gravadora Sony Music, que ao invés de enviar flores em memória do cantor se façam doações à Fundação Infantil Cocker, dirigida pela viúva do cantor, Pam.

A Sony Music indicou, além disso, que estão sendo preparados os detalhes sobre o funeral, uma cerimônia privada com a família.

Cocker e Pam chegaram ao Colorado em 1992, procedentes da Califórnia, e se estabeleceram em Crawford, uma pequena cidade montanhosa de 400 habitantes.

Em 1995 terminaram a construção de uma luxuosa casa em seu rancho e em 1996 abriram a propriedade ao público. O objetivo do cantor era reunir recursos para organizar festas de Natal às crianças da região, na qual 16% das famílias vivem na pobreza. 

O êxito daquela iniciativa o levou a criar a Fundação Infantil Cocker, que distribuiu mais de US$ 1 milhão. Esta fundação também colabora com professores e outras iniciativas comunitárias para os menores de 18 anos na área conhecida como Vale North Fork.

De fato, desde maio de 2013, Cocker colaborava com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos do condado de Delta para fornecer "benefícios que normalmente não estão incluídos nos programas de bem-estar social", segundo um relatório apresentado por Chuck Lemoine, diretor do departamento mencionado.

Graças a Cocker, as crianças da região puderam ter acesso a cadeiras de rodas, serviços de ortodontia, viagens, instrumentos musicais, aulas de música, passes para centros recreativos e inclusive anéis de graduação e anuários para as escolas de ensino médio locais.

A Fundação Infantil Cocker também outorga um prêmio anual de US$ 10 mil em dinheiro ao melhor professor das cinco escolas de Crawford.

O músico também era um importante doador da estação "KVNF", a rádio pública de Paonia (perto de Crawford), onde amigos e fãs de Cocker se reuniram ontem para transmitir suas canções em memória do intérprete de "You Can Leave your Hat on" e "You are So Beautiful", informou hoje o jornal "Denver Post".

Joe Cocker morreu nesta segunda-feira (22) aos 70 anos de idade e em consequência de um câncer de pulmão.