Topo

Annie Lennox e Paloma Faith lideram passeata pelos direitos da mulher

A cantora Annie Lennox; ela participou de passeata em Londres pelos direitos das mulheres - Mario Anzuoni/Reuters
A cantora Annie Lennox; ela participou de passeata em Londres pelos direitos das mulheres Imagem: Mario Anzuoni/Reuters

De Londres (Inglaterra)

08/03/2015 14h17

As cantoras britânicas Annie Lennox e Paloma Faith e a atriz Gemma Arterton lideraram neste domingo (8) uma marcha pelo centro de Londres em reivindicação dos direitos femininos no Dia Internacional da Mulher.

Centenas de feministas que desfraldavam cartazes pela igualdade e algumas vestidas como as sufragistas do início do século 20 se uniram à manifestação, que começou na prefeitura e terminou em frente aos prédios do parlamento.

Estiveram presentes também Helen Pankhurst, a neta da líder das sufragistas britânicas, Emmeline Pankhurst, e sua bisneta Laura, de 20 anos.

"As antigas sufragistas diriam que a concessão do voto foi apenas o início. Se estivessem vivas hoje, se escandalizariam com a quantidade de injustiças que as mulheres e as meninas ainda enfrentam no mundo todo", declarou a neta.

Coincidindo com a celebração do Dia Internacional da Mulher, a organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI), com sede em Londres, denunciou os abusos que ainda sofrem as mulheres 20 anos depois da assinatura da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.

Embora tenham sido conquistados avanços desde 1995, quando a ONU adotou a Declaração com a assinatura de 189 Estados, não há ainda "nenhum país do planeta" onde se tenha conseguido a igualdade plena entre os gêneros, ressaltou a ONG.

A Anistia Internacional pediu à ONU que, ao revisar a Declaração na próxima semana, se assegure de proteger às mulheres em áreas de conflito, pôr fim às práticas sexistas justificadas pela tradição ou a religião, defender o direito da mulher a decidir sobre sua sexualidade e seu corpo, garantir seu acesso à vida pública e levar os violadores de seus direitos perante a Justiça.