publicidade

Topo

Onda de jazz inunda São Paulo como alternativa ao rock do Lollapalooza

Wynton Marsalis é uma das atrações do festival de jazz brasiljazzfest - Elizabeth Leitzell
Wynton Marsalis é uma das atrações do festival de jazz brasiljazzfest Imagem: Elizabeth Leitzell

Daniel Muñoz

De São Paulo

25/03/2015 22h01

Enquanto São Paulo se prepara para receber neste fim de semana a quarta edição brasileiras do festival Lollapalooza, a cidade também é inundada por jazz de "alto calibre" com dois festivais internacionais, que trazem ao país nomes como Wynton Marsalis.

A partir de sexta-feira (27), o Auditório de Ibirapuera dará as boas-vindas à 30ª edição do Brasiljazzfest, que está com a bilheteria esgotada.

No domingo, na noite de fechamento da edição, que celebra três décadas do jazz de "alto calibre" no Brasil, o americano Marsalis e a Jazz at Lincoln Center Orchestra se apresentarão para 15 mil pessoas em um show gratuito de encerramento no espaço aberto do auditório.

Marsalis e sua orquestra são conhecidos também no mundo do blues pelo álbum gravado em 2011 com Eric Clapton, que faz aniversário dia 30, em uma excursão do jazz a outros gêneros musicais.

A lista de músicos do festival é completada pelo grupo brasileiro André Mehmari Trio, pela banda norueguesa Tord Gustavsen Trio, os porto-riquenhos Miguel Zenón Quartet e os americanos The Cookers.

Na quinta-feira, um dia antes do Brasiljazzfest, no Sesc Pompeia e na cidade de São José dos Campos, começa a quinta edição brasileira do Nublu Jazz Festival, que incorpora também representantes de soul, rap, hip-hop e blues.

O músico americano Brian Jackson se apresentará pela primeira vez no Brasil, na sexta-feira, ao lado do grupo Zulumbi, abrindo para a banda australiana Hiatus Kaiyote, já indicada ao Grammy.

O grupo sueco-turco Ilhan Ersahin's Istanbul Sessions - criadores do festival, o francês de Erik Truffaz, e a banda americana James Farm também são atrações.

Outros artistas do Nublu Jazz Festival, que acontece até domingo nas duas cidades, são o músico americano Chris Dave e o britânico Tricky, que mistura ritmos como hip-hop, house, jazz, blues, rock e reggae.

Além dos dois festivais, algumas casas especializadas em jazz em São Paulo aproveitaram a "temporada" para programar apresentações individuais com artistas internacionais do gênero, como os colombianos do Suricato, que estão em tour pelo Brasil desde 20 até 28 de março.

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.