Topo

Fãs do mundo todo vão a Cuba para assistir show dos Rolling Stones

Da EFE, em Havana

25/03/2016 17h48

Os Rolling Stones já têm tudo pronto para o show da noite desta sexta-feira (25) em Cuba, o primeiro da banda no país e que promete atrair fãs do mundo inteiro a esse evento histórico. "Já os assisti 81 vezes pelo mundo. Este vai ser meu 82º show dos Stones", contou à Agência Efe Adrian, um holandês da banda que é fã da banda há 40 anos e que visita Cuba pela 20ª vez.

Quem teve a oportunidade de conhecer a banda no backstage há mais de 50 anos foi o californiano Mike, em 1964, quando os jovens artistas se apresentaram em Londres em um show no qual trabalhava como técnico de som.

Para Mike, eventos como o show de hoje e a recente visita do presidente americano, Barack Obama, indicam que "as portas estão se abrindo na ilha", o que dá "esperança aos cubanos", contou à Efe, enquanto contemplava os testes de som realizados no palco.

Milhares de fãs se anteciparam para conseguir um bom lugar no espaço ao ar livre, nos limites da Cidade Esportiva da capital cubana. Os que chegaram mais cedo eram admiradores evidentes da banda britânica, inconfundíveis com suas camisetas e emblemas com o logo da grande língua vermelha.

Os novos tempos em Cuba são facilmente perceptíveis. Desde cedo era possível ver uma bandeira que combinava as barras e estrelas dos EUA e a de Cuba, unidas pelo logotipo dos Stones. Os ares renovados após o degelo e a abertura ao exterior também são aparentes para os visitantes.

"A mudança está chegando a Cuba e os Rolling Stones serão um símbolo dessa mudança. O melhor show que eu já vi em minha vida", disse o fã canadense Kirk, ao lembrar a única vez que um show da banda ao vivo, há anos em seu país natal.