Lenda da música africana, Papa Wemba morre aos 66 anos durante show
O cantor congolês Papa Wemba, lenda da música africana e da world music, morreu neste domingo (24) aos 66 anos durante a apresentação no Festival de Músicas Urbanas de Anoumabo (Femua), em Abidjan, na Costa do Marfim, por causas que ainda desconhecidas, informou a imprensa local.
As primeiras hipóteses apontam à malária cerebral, que fez com que ele ficasse vários dias internado em um hospital de Paris em fevereiro e que o obrigou a cancelar vários shows.
Conhecido como o rei da rumba congolesa, Papa Wemba e sua orquestra eram um dos pontos altos do festival e sua morte causou uma grande comoção, principalmente entre os músicos, que em um primeiro momento não perceberam o desmaio do cantor e continuaram a apresentação.
A previsão era que eles fossem nesta tarde a Korhogo, no norte do país, para fechar a nona edição do festival.
Nascido em 1949, Papa Wemba era o nome artístico de Jules Shungu Wembadio Pene Kikumba, que começou a ganhar fama quando se juntou à banda congolesa Zaiko Langa Langa, aos 20 anos. Em 1977, ele e outros integrantes do grupo criaram uma nova formação, a Viva La Musica, que lhes renderia o reconhecimento mundial, principalmente na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia.
Ele também excursionou com Peter Gabriel no início dos anos 1990 e participou do disco "Secret World Live", em 1994.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.