Topo

Morre aos 74 anos a lenda do country americano Guy Clark

O cantor Guy Clark, que morreu nesta terça, se apresenta em Nashville em 2012 - Wade Payne/Invision/AP
O cantor Guy Clark, que morreu nesta terça, se apresenta em Nashville em 2012 Imagem: Wade Payne/Invision/AP

De Austin (EUA)

17/05/2016 17h38

O cantor e compositor americano Guy Clark, vencedor de um prêmio Grammy em 2014, morreu nesta terça-feira (17) aos 74 anos em sua casa de Nashville (Tennessee), a cidade que o transformou em uma lenda da música country e folk, segundo confirmou sua família.

Clark sofria de câncer há algum tempo e nos últimos meses "tinha sofrido muito", afirmou sua biógrafa, Tamara Saviano, ao informar que o músico, que também era seu amigo, morreu esta madrugada.

Autor de sucessos como "Desperados Waiting for a Train", "L.A. Freeway", "The Randall Knife", "Texas, 1947" e "Boats to Build", Clark nasceu em 6 de novembro de 1941 em Monahans, uma pequena cidade do Texas.

Clark cresceu no hotel de sua avó, morada para muitos personagens que depois inspiraram suas canções.

Quando adolescente flertou com o esporte universitário e mais tarde abriu uma oficina de reparação de violões em Houston (Texas) e outra em San Francisco (Califórnia).

Em 1970 conheceu aquela que se tornaria sua segunda esposa, Susanna Talley, com quem um ano depois se mudou para Nashville, a capital da música country, que transformou em sua casa até a hora de sua morte.

Seus trabalhos lhe valeram um lugar no Salão da Fama de Nashville e um Grammy em 2014 ao melhor álbum de folk por "My favourite picture of you", o último de sua discografia.

"Não seria a musicista que sou se não tivesse me sentado em sua mesa e aprendido com o mestre", afirmou hoje nas redes sociais Rosanne Cash, filha de Johnny Cash, com quem Clark colaborou.

Por sua casa de Nashville, transformada em laboratório da música country, passaram músicos como Rodney Crowell, Jim McGuire, Steve Earle, Emmylou Harris, Joe Ely, Lyle Lovett, Verlon Thompson, Shawn Camp e Vince Gill.

Sua esposa morreu de um câncer de pulmão em 2012, ano no qual a saúde do próprio Clark começou a deteriorar-se e o obrigou a deixar de lado as apresentações.

No comunicado, a família informou que está "organizando os detalhes do enterro", embora Clark tenha deixado escrito seu desejo na canção "Homegrown Tomatoes": "Quando morrer, não me enterre em uma caixa em um cemitério, seria muito melhor em um jardim, poderia adubar uma colheita de tomates".