Topo

Paul e Ringo prestigiam estreia de filme com imagens inéditas dos Beatles

Ringo Starr e Paul McCartney posam para fotos em Londres antes da exibição do filme - Ben Stansall/AFP
Ringo Starr e Paul McCartney posam para fotos em Londres antes da exibição do filme Imagem: Ben Stansall/AFP

Sarah Yáñez-Richards

De Londres (Inglatera)

15/09/2016 18h07

Paul McCartney e Ringo Starr assistiram nesta quinta-feira (15) à estreia mundial de "The Beatles: Eight Days a Week", um documentário com imagens inéditas sobre as excursões do quarteto de Liverpool, desde seu início nessa cidade até seu último show nos Estados Unidos.

Pelo tapete vermelho, neste caso azul, de Leicester Square, uma praça no West End londrino, passaram um sóbrio, mas elegante McCartney e um Ringo roqueiro, com seus inseparáveis óculos de sol.

Além dos dois integrantes vivos do quarteto de Liverpool, também estiveram presentes na estreia Yoko Ono e Olivia Harrison, as viúvas de John Lennon (1940-1980) e George Harrison (1943-2001).

Durante o evento foram vários os cinemas internacionais que se conectaram ao vivo com a apresentação em Londres do filme dirigido por Ron Howard, vencedor de dois Oscar por "Uma Mente Brilhante" (2001).

O filme, que só será exibido nos cinemas até o dia 22 de setembro, revela quatro anos da vida dos Beatles, que vão desde suas primeiras apresentações no Cavern Club (1962), de sua cidade natal, até seu último grande show no Candlestick Park (1966), na cidade de San Francisco.

Neste período, a banda fez 166 shows em 15 países e 90 cidades, e o documentário mostra a pressão e histeria dos fãs que rapidamente cercaram a banda, um dos motivos pelos quais seus integrantes decidiram não fazer mais turnês e concentrar-se nas gravações em estúdio.

O título do documentário, "Eight Days a Week", faz referência à música homônima composta por Lennon e McCartney em 1964, para o álbum "Beatles For Sale".

Como complemento ao documentário também foi exibido um filme de meia hora de duração sobre o primeiro show dos Beatles em Nova York, em 15 de agosto de 1965.

O som desse show foi remasterizado para que a música fique acima dos gritos de euforia das 55.000 pessoas que estavam presentes.