Cidade natal do U2, Dublin comemora 40 anos da formação da banda
Fãs da banda irlandesa U2 comemoram nesta semana os 40 anos desde que os quatro membros do grupo se reuniram pela primeira vez na cozinha do baterista Larry Mullen para ensaiar.
Bono, The Edge e Adam Clayton responderam há quatro décadas a um anúncio colado por Mullen em um quadro da Temple Mount School de Dublin que dizia: "Baterista procura músicos para formar banda".
Coincidindo com o aniversário do nascimento do grupo, o Little Museum da capital irlandesa dedica à banda uma exposição sobre sua história com material fornecido pelos membros do grupo. Já durante o fim de semana, vários shows de tributo ao U2 foram realizados.
No dia 25 de setembro de 1976, os quatro adolescentes, com cabelos grandes e jaquetas de couro, se reuniram para formar uma banda que inicialmente batizaram como Feedback.
"Este estranho grupo de pessoas se reuniu em minha coisa em Artane, na região norte de Dubkub e aí foi onde tudo começou", escreveu Mullen no site do U2.
Já Clayton relata que tinha descoberto o rock and roll três anos antes - com 13 anos - e que convenceu seu pai para que lhe comprassem um baixo. "Simplesmente soava bem pra mim. Profunda, desbordante e satisfatória", disse o músico.
Cheixos de paixão e inspiração pela música punk, os quatro passaram horas ensaiando na cozinha de Mullen. O guitarrista The Edge se lembra do momento que se deu conta que, na verdade, não importava se todos ali não sabiam como tocar, mas o atrativo de suas músicas tinha relação com a energia e que tratava de dizer algo.
O primeiro álbum dos quatro irlandeses foi chamado "Boy" (1980), mas foi com "War" (1983), seu terceiro disco, que o U2 atingiu o topo do sucesso no Reino Unido.
Atualmente, a banda é recordista de prêmios Grammy, com 22 estatuetas, e venderam aproximadamente 150 milhões de cópias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.