Topo

David Bowie leva 5 Grammy por "Blackstar" mais de um ano após sua morte

David Bowie lançou, "Blackstar no dia em que completou 69 anos - Reprodução
David Bowie lançou, "Blackstar no dia em que completou 69 anos Imagem: Reprodução

De Los Angeles

12/02/2017 22h58

O músico britânico David Bowie, que morreu em janeiro do ano passado, ganhou quatro prêmios durante a cerimônia prévia à 59ª edição dos Grammy, anunciou a Academia da Gravação.

Bowie levou as estatuetas das categorias de melhor canção de rock, melhor atuação rock, melhor álbum de música alternativa, melhor projeto gráfico de capa (partilhado com o diretor artístico Jonathan Barnbrook) e melhor engenharia musical em um álbum de música não clássica (junto a Tom Elmhirst, Kevin Killen, Tony Visconti e Joe Laporta), todos eles por seu último disco, "Blackstar".

O anúncio de 4 dos prêmios aconteceu durante a festa prévia à 59ª edição dos Grammy, realizada no teatro Microsoft de Los Angeles, na Califórnia. Já o de melhor canção de rock foi anunciado durante a premiação.

Estes são os primeiros Grammys musicais de Bowie. O roqueiro britânico tinha conseguido em 1984 um Grammy pelo videoclipe de "Jazzin for Blue Jean", mas nunca tinha sido agraciado nas categorias musicais apesar da extensa carreira.

Durante a cerimônia também foram anunciadas as vitórias de John Williams pela melhor trilha sonora para um meio visual por "Star Wars: O Despertar da Força" e de Justin Timberlake, junto com Max Martin e Shellback, pela melhor canção escrita para um meio visual, por "Can't Stop the Feeling".

A 59ª edição do Grammy, que terá James Corden como mestre de cerimônias, terá início às 17h locais de hoje (23h em Brasília).