Topo

Música

Violino Stradivarius avaliado em mais de US$ 1 milhão é colocado em leilão

Divulgação/Ingles&Hayday
Violino de 1684 do mestre luthier Antoni Stradivari, conhecido como ex-Croall Imagem: Divulgação/Ingles&Hayday

Londres (ING)

17/03/2017 12h19

Um violino de 1684 do mestre luthier Antoni Stradivari, conhecido como ex-Croall, será leiloado em 28 de março na casa Sotheby's, de Londres (Inglaterra), e espera-se que as propostas oscilem entre US$ 1,5 a 2,4 milhões.

Segundo informou a Sotheby's nesta sexta-feira (17), Tim Ingles e Paul Hayday são os encarregados de organizar o leilão deste instrumento, considerado pelos especialistas W. E. Hill & Sons como um marco no desenvolvimento do estilo de Stradivari (1644-1737).

Segundo os especialistas, a década de 1680 foi um período no qual Stradivari experimentou com a construção e o som de seus instrumentos em sua "busca incansável pela perfeição" e este violino é um exemplo disso.

O ex-Croall, que se encontra em perfeitas condições, foi elaborado de uma única peça de bordo e com a típica marca de Stradivari em verniz dourado.

O violino, que passou por vários donos ao longo de seus mais de 300 anos de história, foi utilizado por músicos aclamados como Frank Peter Zimmermann, Alexander Gilman e Suyoen Kim.

O luthier italiano, reconhecido como o melhor de todos os tempos, construiu ao longo de sua vida 1000 instrumentos, dos quais cerca de 500 foram conservados e quase todos se encontram atualmente em coleções particulares e museus.

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!