Topo

Freddie Mercury amputou parte do pé antes de morrer com Aids, diz Brian May

Imagem do clipe de "These Are the Days of Our Lives", do Queen, última gravação de Freddie Mercury - Reprodução
Imagem do clipe de "These Are the Days of Our Lives", do Queen, última gravação de Freddie Mercury Imagem: Reprodução

De Londres (Reino Unido)

22/05/2017 15h42

O guitarrista da banda britânica Queen, Brian May, revelou no prólogo de um livro com fotografias do grupo que o vocalista Freddie Mercury perdeu parte de um pé durante a sua luta contra a Aids, antes de morrer em 1991, segundo antecipou o jornal "The Sunday Times".

Nesse texto, que acompanha um livro de imagens em três dimensões que será publicado nesta semana no Reino Unido, May diz que Mercury teria evitado as devastadoras consequências da doença se tivesse começado a receber tratamento "meses antes".

"O problema era o seu pé. Tragicamente, restava muito pouco dele. Uma vez nos mostrou durante o jantar e disse: 'Brian, me perdoa se te incomodei te mostrando isso'", relata o músico, de 69 anos.

"Eu contestei: 'Não estou incomodado, Freddie, exceto por me ter dado conta que tem que aguentar toda essa terrível dor'", relembra o guitarrista.

Mercury morreu aos 45 anos como consequência direta de uma pneumonia bronquial provocada pela Aids.

Para May, se o cantor tivesse começado a receber o "coquetel" para combater a Aids meses antes, "ainda estaria conosco".

Em uma entrevista ao "The Sunday Times" na qual comenta algumas das fotografias que aparecem no novo livro, May lembra como o cantor revelou ao resto do grupo que era homossexual "anos depois de todo mundo ter certeza do que era óbvio".

"No início, o grupo estava em uma situação apertada. Não podíamos nos permitir ficar em quartos individuais nos hotéis, sendo assim eu compartilhava quarto com Freddie", explica o guitarrista.

"Não há muito que eu não conheça sobre Freddie e com quem ele saia naqueles dias. E não eram homens, tenho que dizer. Foi bastante óbvio quando os visitantes no camarim começaram a deixar de ser meninas bonitas e passaram a ser homens 'sexys'", afirma May.

Queen em formação clássica: Brian May, Freddie Mercury, Roger Taylor e John Deacon - Divulgação - Divulgação
Queen em formação clássica: Brian May, Freddie Mercury, Roger Taylor e John Deacon
Imagem: Divulgação