Música

Paul McCartney faz 75 anos: veja 15 datas marcantes na vida do ex-beatle

Chris Pizzello/Invision/AP
Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Juan Carlos Gomi

Da EFE

17/06/2017 11h00

Paul McCartney completa, no domingo (18), 75 anos esbanjando vitalidade e prestes a retomar, em julho, a última parte da sua turnê mundial "One On One".

Ele, que nasceu no dia 18 de junho de 1942, em Liverpool, ainda é capaz de colocar na mesma semana o álbum aniversário "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band", dos The Beatles, na lista de mais vendidos, ou fazer uma participação especial no recém-estreado filme "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar".

A longa e produtiva carreira deu tantas manchetes na imprensa que, sua história, tem inúmeras datas marcantes:.

- 18 de junho de 1942: James Paul McCartney nasce no hospital Walton, onde sua mãe tinha trabalhado como enfermeira.

- 6 de julho de 1957: Paul conhece aos 15 anos um jovem John Lennon, de 16, no jardim da igreja Saint Peter, no subúrbio de Woolton. Os biógrafos datam inclusive a hora da conjunção astral: 15h30 hora de Londres.

- 1 de janeiro de 1962: Primeira audição dos The Beatles nos Estúdios Decca de Londres. Foram rejeitados.

- 17 de junho de 1965: Paul compõe e grava "Yesterday", a canção com mais versões de todos os tempos. O título do tema inicialmente era pouco romântico: "Scrambled Eggs" ("Ovos Mexidos").

- 9 de novembro de 1966: Nasce a lenda urbana "Paul is dead" (Paul está morto). Segundo seus defensores, nesse dia ele morreu em um acidente de trânsito e foi substituído por William Campbell, um dublê que ganhou um concurso de imitadores.

- 10 de fevereiro de 1967: Paul dirige uma orquestra de 40 instrumentistas nos estúdios EMI em Abbey Road e inclui esses arranjos na canção "A Day in the Life".

- 10 de abril de 1970: O menino bonito dos olhos tristes anuncia oficialmente a separação dos The Beatles. Acabou a magia e chegaram os advogados.

- 17 de abril de 1970: Sai à venda seu primeiro disco solo, "McCartney". Humilhado por ex-amigos e pela crítica especializada, contém a magistral canção "Maybe I'm Amazed".

- 7 de dezembro de 1973: Surge "Band on the Run", terceiro álbum de estúdio, gravado em Lagos (Nigéria), com sua banda Wings, e seu primeiro e incontestável número um no mundo todo.

- 11 de setembro de 1977: É publicado o single "Mull of Kintyre", que se transforma no mais vendido da história do Reino Unido. Dedicada à Escócia, a gravação tem a participação do famoso grupo de gaiteiros Campbeltown Pipe Band.

- 16 de janeiro de 1980: Paul é detido no aeroporto de Narita (Japão) com 219 gramas de maconha e passa dez dias na prisão. As más línguas acusam Yoko Ono de avisar o serviço alfandegário.

- 23 de outubro de 1982: Michael Jackson lança "The Girl Is Mine", primeiro single de "Thriller". É um dueto entre o rei do pop e McCartney. Depois Michael comprou os direitos de cerca de 200 músicas dos The Beatles, e os dois romperam a amizade. McCartney entrou na justiça contra o astro.

- 11 de julho de 1983: Edward L. G. Bowell descobre um cinturão de asteroides. Um deles, o 4148, se chama oficialmente McCartney em sua homenagem.

- 17 de abril de 1998: Morre de câncer de mama com 56 anos Linda McCartney, mulher, companheira musical e cúmplice eterna de Paul.

- 24 de janeiro de 2015: É lançada "FourFiveSeconds", uma música de Rihanna com Kanye West da qual Paul participa. O tema é composto por nove pessoas, e muitos se perguntam pela presença de McCartney. A resposta está no Spotify: é a música mais ouvida de todas as que aparecem com a hashtag McCartney no serviço de música.
 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

do UOL
do UOL
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
Adriana de Barros
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Chico Barney
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Música - Imagens
do UOL
do UOL
Reuters
Adriana de Barros
Reuters
Música
do UOL
Adriana de Barros
Adriana de Barros
Adriana de Barros
AFP
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
Adriana de Barros
do UOL
Reuters
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
Música
UOL Música - Imagens
do UOL
Blog do Matias
Topo