Topo

Paul McCartney faz 75 anos: veja 15 datas marcantes na vida do ex-beatle

Chris Pizzello/Invision/AP
Imagem: Chris Pizzello/Invision/AP

Juan Carlos Gomi

Da EFE

17/06/2017 11h00

Paul McCartney completa, no domingo (18), 75 anos esbanjando vitalidade e prestes a retomar, em julho, a última parte da sua turnê mundial "One On One".

Ele, que nasceu no dia 18 de junho de 1942, em Liverpool, ainda é capaz de colocar na mesma semana o álbum aniversário "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band", dos The Beatles, na lista de mais vendidos, ou fazer uma participação especial no recém-estreado filme "Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar".

A longa e produtiva carreira deu tantas manchetes na imprensa que, sua história, tem inúmeras datas marcantes:.

- 18 de junho de 1942: James Paul McCartney nasce no hospital Walton, onde sua mãe tinha trabalhado como enfermeira.

- 6 de julho de 1957: Paul conhece aos 15 anos um jovem John Lennon, de 16, no jardim da igreja Saint Peter, no subúrbio de Woolton. Os biógrafos datam inclusive a hora da conjunção astral: 15h30 hora de Londres.

- 1 de janeiro de 1962: Primeira audição dos The Beatles nos Estúdios Decca de Londres. Foram rejeitados.

- 17 de junho de 1965: Paul compõe e grava "Yesterday", a canção com mais versões de todos os tempos. O título do tema inicialmente era pouco romântico: "Scrambled Eggs" ("Ovos Mexidos").

- 9 de novembro de 1966: Nasce a lenda urbana "Paul is dead" (Paul está morto). Segundo seus defensores, nesse dia ele morreu em um acidente de trânsito e foi substituído por William Campbell, um dublê que ganhou um concurso de imitadores.

- 10 de fevereiro de 1967: Paul dirige uma orquestra de 40 instrumentistas nos estúdios EMI em Abbey Road e inclui esses arranjos na canção "A Day in the Life".

- 10 de abril de 1970: O menino bonito dos olhos tristes anuncia oficialmente a separação dos The Beatles. Acabou a magia e chegaram os advogados.

- 17 de abril de 1970: Sai à venda seu primeiro disco solo, "McCartney". Humilhado por ex-amigos e pela crítica especializada, contém a magistral canção "Maybe I'm Amazed".

- 7 de dezembro de 1973: Surge "Band on the Run", terceiro álbum de estúdio, gravado em Lagos (Nigéria), com sua banda Wings, e seu primeiro e incontestável número um no mundo todo.

- 11 de setembro de 1977: É publicado o single "Mull of Kintyre", que se transforma no mais vendido da história do Reino Unido. Dedicada à Escócia, a gravação tem a participação do famoso grupo de gaiteiros Campbeltown Pipe Band.

- 16 de janeiro de 1980: Paul é detido no aeroporto de Narita (Japão) com 219 gramas de maconha e passa dez dias na prisão. As más línguas acusam Yoko Ono de avisar o serviço alfandegário.

- 23 de outubro de 1982: Michael Jackson lança "The Girl Is Mine", primeiro single de "Thriller". É um dueto entre o rei do pop e McCartney. Depois Michael comprou os direitos de cerca de 200 músicas dos The Beatles, e os dois romperam a amizade. McCartney entrou na justiça contra o astro.

- 11 de julho de 1983: Edward L. G. Bowell descobre um cinturão de asteroides. Um deles, o 4148, se chama oficialmente McCartney em sua homenagem.

- 17 de abril de 1998: Morre de câncer de mama com 56 anos Linda McCartney, mulher, companheira musical e cúmplice eterna de Paul.

- 24 de janeiro de 2015: É lançada "FourFiveSeconds", uma música de Rihanna com Kanye West da qual Paul participa. O tema é composto por nove pessoas, e muitos se perguntam pela presença de McCartney. A resposta está no Spotify: é a música mais ouvida de todas as que aparecem com a hashtag McCartney no serviço de música.