Topo

Fenômeno pop, pianista Lang Lang tem carreira ameaçada pela tendinite

O pianista chinês Lang Lang, fenômeno do piano, que sofre de tendinite  - Danny Moloshok/Reuters
O pianista chinês Lang Lang, fenômeno do piano, que sofre de tendinite Imagem: Danny Moloshok/Reuters

De Pequim (China)

01/11/2017 15h20

O pianista chinês Lang Lang, de 35 anos, foi obrigado a cancelar uma turnê pela Europa e pela Ásia marcada para este mês por conta de uma tendinite na mão esquerda, que, de acordo com alguns especialistas, poderia acabar com a brilhante carreira do jovem músico.

De acordo com o jornal "South China Morning Post", o nome mais internacional da música do país, já tinha cancelado apresentações em junho deste ano e agora será substituído nos concertos que faria em Berlim no próximo sábado (4), em Frankfurt na segunda (6) que vem, em Hong Kong no dia 10 e em Cantão, Wuhan, Xangai, Seul e Tóquio.

"Muitos pianistas sofreram com tendinite e alguns acabam com a carreira prejudicada. Fico preocupado que esse seja o caso de Lang Lang. Se a sua carreira terminar precocemente, os responsáveis por isso terão sido os que o obrigaram a dar centenas de show por ano", destacou ao jornal de Hong Kong o crítico musical e compositor Chow Fan-fu.

Lang Lang é especialmente conhecido pela grande energia que coloca nas apresentações, entre elas entregas do Prêmio Nobel, a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim e cerimônias do Grammy. Em julho do ano passado, ele esteve no Brasil para participar do revezamento da tocha olímpica pelo Paraná e deu uma canja em Foz do Iguaçu.

O médico Ho Pak-cheong, especializado em problemas físicos de músicos, foi mais otimista, embora tenha dito que a lesão poderia demorar até três anos para ser curada.

"Ele não deveria ter pressa para voltar e, quando isso acontecer, começar com obras simples, como Mozart", avaliou o médico.

Apesar de tudo, acredita-se que Lang Lang poderia estar na festa do Dia do Solteiro a maior jornada de compras online do mundo, que acontecerá em 11 de novembro em Xangai, embora só deva utilizar a mão direita numa possível apresentação.