Topo

Investigação revela que Shakira administra fortuna em Malta e Luxemburgo

A cantora Shakira e o marido, o jogador espanhol Gerard Piqué - Getty Images
A cantora Shakira e o marido, o jogador espanhol Gerard Piqué Imagem: Getty Images

De Paris (França)

07/11/2017 19h48

A cantora Shakira, que vive em Barcelona com o marido, o jogador Gerárd Piqué, e os dois filhos, diz ter domicílio fiscal nas Bahamas, um paraíso fiscal, e administra uma fortuna de 31,6 milhões de euros em Malta e em Luxemburgo, afirmou o jornal francês "Le Monde", com base nos chamados Paradise Papers.

O dinheiro teria sido obtido com a venda de direitos autorais de suas canções, que são administradas nesses dois países que oferecem vantagens fiscais, segundo o "Le Monde", um dos veículos de imprensa que participou da investigação do Paradise Papers.

Um dos advogados de Shakira, Ezequiel Camerini, disse ao "Le Monde" que a cantora tem uma propriedade nas Bahamas desde 2004.

"Nos anos seguintes ela teve que viajar sem parar e passou a maior parte do tempo em diferentes países. Como parte da turnê 'Sale El Sol', ela fez 110 shows por todo o mundo", ressaltou o advogado.

Camerini também disse que Shakira passa longos períodos nos Estados Unidos, onde participa do programa "The Voice".

A gestão de parte dos 31,6 milhões de euros é feita desde 2007 pela Turnesol Limited, com sede em Malta. Camerini disse ao jornal espanhol "El Confidencial", outro que participou do Paradise Papers, que a empresa "cumpre com todos os requisitos legais para operar".

Pouco antes de seu nome aparecer ligada ao caso, Shakira anunciou, por motivos médicos, o cancelamento do primeiro show da turnê "El Dourado", marcado para amanhã em Colônia, na Alemanha.

"Durante meus últimos dias intensos de ensaio, forcei minhas cordas vocais. Infelizmente, como resultado, meus médicos ordenaram um descanso total da voz por alguns dias para evitar que ocorra um prejuízo maior", escreveu a cantora em seu site.

Shakira disse ter ficado "muito triste" de cancelar o show e afirmou esperar que esteja recuperada em breve. O próximo show da turnê está marcado para sexta-feira, em Paris.