Topo

Cantor americano de música country Mel Tillis morre na Flórida aos 85 anos

O cantor de country Mel Tillis se apresenta em Nashville, Tennessee - Terry Wyatt/Getty Images
O cantor de country Mel Tillis se apresenta em Nashville, Tennessee Imagem: Terry Wyatt/Getty Images

Em Miami

20/11/2017 09h20

O cantor de música country e compositor americano Mel Tillis morreu neste domingo aos 85 anos em um hospital em Ocala, na Flórida, e devido a uma insuficiência respiratória, segundo informou seu publicitário.

O músico batalhava desde 2016 com problemas intestinais dos quais nunca se recuperou totalmente, disse seu porta-voz, Don Murry Grubbs.

Ao longo de mais de seis décadas de carreira, Tillis, nascido em Tampa (Flórida), gravou mais de 60 discos e colocou 35 singles no Top Ten, seis dos quais alcançaram o número um, como foram os casos de "I Ain't Never", "Coca-Cola Cowboy", "Southern Rains" e "Good Woman Blues".

Pai de seis filhos, entre eles da também cantora country Pam Tillis, o compositor é autor de mais de 1.000 canções, mais da metade delas gravadas por figuras do gênero como Kenny Rogers, George Strait e Ricky Skaggs.

Tillis iniciou sua caminhada musical no início da década de 1950 e, após fazer uma pausa para servir na Força Aérea, além de trabalhar em diferentes empregos na segunda metade dessa década, se mudou para Nashville (Tennessee), onde começou a construir sua trajetória.

Na década 1970, começa a obter reconhecimento, inclusive como cantor, faceta que desenvolveu apesar de sofrer uma gagueira crônica, sequela da malária que adquiriu quando criança.

Membro do Hall da Fama da Música Country, recebeu em ano 2012 do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (2009-2017), a Medalha Nacional das Artes, a mais alta honraria que o governo americano outorga a artistas.

A notícia de sua morte gerou homenagens de várias figuras deste gênero, entre eles do cantor Blake Shelton, que em sua conta no Twitter qualificou o músico de "talentoso compositor, artista incrível e um cara divertido".

"Algumas das minhas mais queridas lembranças são os momentos que passei com Mel Tillis. Muitas, muitas boas lembranças. De pescar, só tomar uma cerveja, ele aparecendo no meu show!", escreveu o músico.

O trio de música country Rascal Flatts afirmou no Twitter que a morte de Tillis é uma "terrível perda" para o gênero musical.