Topo

Cantora egípcia condenada por "clipe imoral" tem pena reduzida pela Justiça

A cantora egípcia Shyma foi presa por causa de seu clipe publicado na internet - Reprodução/ YouTube Shyma
A cantora egípcia Shyma foi presa por causa de seu clipe publicado na internet Imagem: Reprodução/ YouTube Shyma

Da EFE

No Cairo (Egito)

02/01/2018 09h11

Um tribunal penal do Cairo reduziu nesta segunda-feira para um ano de prisão a condenação da cantora egípcia Shyma Ahmed, de 22 anos, considerada culpada pelo crime de "incitação à libertinagem", após a publicação de um clipe polêmico da música "Andi Zorof".

A artista, de 22 anos, foi presa no último dia 17 de novembro. Em primeira instância, ela havia sido condenada a dois anos de prisão por comer uma banana durante o vídeo de sua música. A cena foi considerada como uma referência sexual explícita.

Na época da condenação, Shyma disse em sua audiência que não podia imaginar que as imagens criariam tanto "alvoroço".

O clipe da música "Andi Zorof" também gerou polêmica pelas roupas usadas pela cantora, consideradas "imorais" para os padrões da sociedade conservadora egípcia.

Shyma não é a primeira artista perseguida pelas autoridades egípcias pelo conteúdo de seu trabalho ou por suas declarações.

Em maio, uma dançarina de dança do ventre e um cinegrafista foram julgados por "incitação à libertinagem", "mal uso dos veículos de comunicação" e "atentado contra a moral pública" por causa de um vídeo divulgado nas redes sociais.