Topo

Lady Antebellum repete sucesso da estreia com "Need You Now"; leia entrevista

Os integrantes da banda Lady Antebellum em foto de divulgação - Divulgação
Os integrantes da banda Lady Antebellum em foto de divulgação Imagem: Divulgação

GARY GRAFF<br>The New York Times Sindycate

30/03/2010 09h23

No rastro de seu platinado álbum autointitulado de 2008, que ocupou o topo das paradas, o Lady Antebellum partiu para seu segundo álbum, “Need You Now”, que chegou ao disco de platina em menos de um mês de seu lançamento, o primeiro álbum de 2010 a vender um milhão de cópias. Seu primeiro single, “Need You Now”, passou cinco semanas no topo da parada Hot Country Songs da "Billboard" e também foi duplamente platinado.

Em meio a tudo isso, o Lady Antebellum conquistou dois prêmios da Associação de Música Country e um prêmio Grammy, tudo para “I Run for You”, do primeiro álbum.

“É tudo muito louco, cara”, diz Charles Kelley, 28 anos, que formou o Lady Antebellum em 2006 com o guitarrista Dave Haywood e com a cantora Hillary Scott. “Eu não acho que nem mesmo conseguiríamos planejar dessa forma. Nós certamente sentimos que tivemos muita sorte de aparecermos no momento certo e...”

“Sabe como é”, ele conclui rindo, “eu realmente não sei. É muito difícil dizer por que tudo saiu dessa forma, mas certamente é empolgante. Com certeza é um turbilhão”.

O turbilhão começou em 2005, quando Kelley desistiu de um emprego em construção em sua cidade natal, Winston-Salem, Carolina do Norte, para se mudar para Nashville e seguir os passos musicais de seu irmão mais velho, Josh Kelley. Ele convenceu Haywood, que era um colega de classe no colégio, a se juntar a ele em uma tentativa de emplacarem como uma dupla de compositores e talvez, algum dia, como intérpretes.

“Josh comprou uma casa em Nashville e Dave e eu nos hospedamos lá”, lembra Kelley. “Nós compúnhamos canções country, pop, todo tipo de canções para as quais gravávamos demos no estúdio que ele tinha em casa. Nós apenas estávamos tentando apresentar nossa música e conseguir que alguma fosse gravada. Nós adorávamos compor.”

“Nós sentíamos que se conseguíssemos uma brecha, como conhecer músicos e pessoas do meio, nós teríamos uma chance.”

Lady Antebellum toca "Need You Now"

Eles também tocavam em clubes locais, onde certa noite foram abordados por Scott –a filha da cantora country Linda Davis –com quem Kelley tinha contato no MySpace. “Ela disse: Eu ouvi a música de vocês no MySpace. Eu adorei’”, lembra Kelley. “Eu disse: ‘Isso é ótimo. Vamos nos unir e compor algumas canções’.”

“E a química estava imediatamente lá. Nós compusemos ‘Love Don’t Live Here’, ‘All We’d Ever Need’ e ‘Can’t Take My Eyes Off You’ antes mesmo de iniciarmos o grupo.”

Sucesso instantâneo
Graças ao patrocínio da artista country Victoria Shaw, o Lady Antebellum –o nome foi “a primeira coisa que saiu de nossas bocas”, diz Kelley– já contava com um contrato de gravação em julho de 2007. O grupo fez sua estreia como cantores de apoio para Jim Brickman, em seu sucesso “Never Alone”, e também compôs uma canção para o reality show da MTV, “The Hills”. Mas o trio também compôs sozinho ou em parceria todas as canções de “Lady Antebellum”, exceto uma, com “Lookin’ for a Good Time” chegando ao 11º lugar e a premiada “I Run to You” dando ao grupo seu primeiro 1º lugar nas paradas.

Isso, é claro, colocou um pouco de pressão sobre “Need You Now”, mas Kelley diz que o sucesso instantâneo do grupo também rendeu um nível diferente de respeito por parte do produtor Paul Worley e outros em Nashville. O Lady Antebellum até mesmo recebeu o crédito de co-produtor no álbum de 11 faixas.

“Eu acho que, desde o início, Paul Worley apreciou quem éramos como artistas e percebeu que tínhamos um entendimento do que estávamos buscando”, diz o cantor. “Mas desta vez, como artistas, nós nos sentimos um pouco mais à vontade opinando.”

Dito isso, o Lady Antebellum foi ainda mais aberto à colaboração em “Need You Now”, não apenas com Worley, mas também com outros compositores, como Josh Kear, Hillary Lindsey, Rivers Rutherford, Jason Sellers, Craig Wiseman e outros.

“De vez em quando nós encontramos a mágica e concluímos uma canção por conta própria”, diz Kelley, “mas muitas vezes nós sentimos que se conseguirmos a presença de uma dessas pessoas na sala conosco, nós temos uma chance maior de compor algo especial. Por exemplo, nós nunca teríamos composto uma canção como ‘I Run to You’ sozinhos. Foi Tom Douglas que nos conduziu a um lugar onde normalmente não teríamos ido. Ele abriu um leque muito maior de imagens”.

“Logo, quando você está em uma sala com um Rivers Rutherford ou um Monty Powell, é quase garantido que você não chegará a um beco sem saída, porque eles têm experiência demais. Se você lhes der algum tempo, eles terão uma resposta.”

A faixa título de “Need You Now” respondeu solidamente qualquer dúvida sobre a capacidade do Lady Antebellum de repetir, ou mesmo superar, o sucesso de seu primeiro álbum. A canção romântica, cheia de clima, na qual Kelley e Scott trocam versos, foi composta com Kear durante a primeira de duas sessões para o álbum.

“Após ouvir aquela canção, ela abriu o caminho para a forma como abordaríamos o restante do álbum, como ele soaria.. aquela atmosfera que ele cria. Nós sentimos que o restante do álbum tinha que estar à mesma altura.”

Surpresa boa
“É ótimo sabermos que temos pelo menos um sucesso saído do álbum, pois ao menos há um interesse.” Ainda assim, o trio ficou surpreso por “Need You Now”, que está longe de ser uma canção country característica, ter sido escolhida como primeiro single do álbum.

“Eu sempre achei que a primeira canção de um novo álbum é algo mais agitado e divertido. Foi um choque quando apresentamos a primeira leva de canções e todo mundo na gravadora dizia ‘É esta! “Need You Now!”’ A sensação era de que estávamos arriscando, e ver quão bem foi recebida foi uma certa surpresa.”

“Certamente isso nos pegou desprevenidos, mas de uma forma boa.”

“Need You Now” também se tornou o primeiro sucesso do Lady Antebellum nas paradas pop, chegando ao 10º lugar. Mas Kelley promete que o grupo não está abandonando suas raízes country.

“Essa canção específica, eu acho, meio que cruza os gêneros. É algo legal de se ver. Certamente é ótimo para nossa carreira, mas não estamos mudando nada.” “American Honey” comprova isso, subindo rapidamente ao 10º lugar da parada country.

“Nós não a compusemos, mas aquele cara entrou no estúdio certo dia, quando estávamos gravando a primeira metade do álbum e disse: ‘Eu tenho uma canção para vocês todos ouvirem’. Ele a colocou no tocador do CD e eu imediatamente pirei. Naquela noite nós tínhamos um show e eu a mostrei, e Dave e Hillary piraram. Então eu disse: ‘Nós temos que gravá-la!’”

Mais singles de “Need You Now” e mais sucessos parecem inevitáveis à medida que o Lady Antebellum cai na estrada, abrindo para Tim McGraw e de olho em um futuro como atração principal. Kelley diz que não gosta de fazer previsão, mas certamente está feliz, e talvez até mesmo um pouco aliviado, com a ascensão do Lady Antebellum.

“No momento, nós sentimos que há muita expectativa em relação a nós, mas é empolgante. Nós estamos vivendo nosso sonho. Parece que muitas pessoas estão nos apoiando e basicamente dando seu carimbo de aprovação para nós, então é bom saber que há tanta gente do nosso lado.”

“E nós queremos deixá-las orgulhosas.”

(Gary Graff é um jornalista free-lance baseado em Beverly Hills, Michigan.)

Tradutor: George El Khouri Andolfato