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Jamie Lidell mostra o novo soul eletrônico

<b>FELIPE VAZQUEZ<br> Enviado especial ao Rio</b>

22/10/2005 10h14

Atração de última hora do Tim Festival, Jamie Lidell mostrou sua fusão de soul, house e experimentalismo na sexta (21/10), arrebatando o reduzido público presente no Tim Lab.

O cantor inglês começou seu show, um dos melhores da noite, com cerca de uma hora e meia de atraso (por volta da 1h30 de sábado) e com um público aproximado de 400 pessoas. Ele subiu ao palco após o jazz eletrônico experimental do trio do brasileiro Maurício Takara, que teve público ainda menor (por volta de 200 espectadores).

Na apresentação, o inglês soltou sua voz - digna dos melhores discos da Motown -, sobre bases eletrônicas e sampleadas, ao vivo, de seus gritos e beatbox. Além de sua voz marcante, o músico mostrou extrema destreza com sintetizadores e manipulação dos ritmos eletrônicos por meio de controladores midi, o que aumentava ainda mais seu carisma e presença de palco.

Apesar de não muito numeroso, o público carioca do Tim Lab vibrou muito com a alternância de baladas rhythm and blues do disco "Multiply" -como "This City", "What is This Time?" e a faixa título - e os improvisos de house experimental, reminiscência de seus trabalhos anteriores, como o álbum "Muddlin Gear", e parcerias com os produtores de música eletrônica Cristian Vogel e Matthew Herbert.

Outro fator que cativou a platéia foi um certo ar de deboche da apresentação do cantor (Jamie Lidell usou um robe dourado) e de seu fiel videomaker performático Pablo Fiasco, outra figura bastante curiosa e com modelito extravagante.

Jamie Lidell, sempre comparado a ícones como Prince, Michael Jackson e Stevie Wonder, tem tudo para tornar-se uma nova estrela do pop com sua releitura da soul music. E com cara de século 21. Leia também|Entrevista com Jamie Lidell|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/17/ult89u6033.jhtm|Tim Festival no Rio reúne 31 mil em três noites de shows|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/24/ult89u6065.jhtm|Público de McLaughlin e Shakti aprova Enrico Rava e Spok Frevo|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/24/ult89u6070.jhtm|Television e Elvis Costello brilham em última noite de Tim no Rio|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/24/ult89u6069.jhtm|Kings of Convenience faz show intimista no Tim Lab|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/24/ult89u6068.jhtm|Strokes coroa tendência retrô em noite paulistana de Tim Festival|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/24/ult89u6067.jhtm|Segunda noite do Tim no Rio destacou hip hop, rock independente e funk carioca|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/23/ult89u6064.jhtm|Wayne Shorter reescreve a história do Jazz no Tim Club, em São Paulo|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/23/ult89u6056.jhtm|Arcade Fire levanta platéia do Tim Lab carioca|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/23/ult89u6055.jhtm|M.I.A. recebe "ajuda" de Deise Tigrona para ganhar público no Rio|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/23/ult89u6054.jhtm|De La Soul mostra mais de 15 anos de hip hop na segunda noite do Tim carioca|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/23/ult89u6053.jhtm|The Strokes e Jamie Lidell são os destaques da primeira nopite de Tim no Rio|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/22/ult89u6052.jhtm|Jamie Lidell mostra seu soul eletrônico no Rio de Janeiro|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/22/ult89u6050.jhtm|Público reduzido se empolga com primeira noite do Tim Club em SP|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/22/ult89u6045.jhtm|Strokes tocam hits e faixas inéditas em primeiro show brasileiro|http://musica.uol.com.br/ultnot/2005/10/22/ult89u6044.jhtm