Topo

Duff McKagan abre palco principal do Maquinaria com hard rock e músicas do Guns N' Roses

Duff McKagan durante show de sua banda no segundo dia do Maquinária Festival, em SP (08/11/2009) - Leandro Moraes/UOL
Duff McKagan durante show de sua banda no segundo dia do Maquinária Festival, em SP (08/11/2009) Imagem: Leandro Moraes/UOL

Mariana Tramontina

Da Redação

08/11/2009 20h09

Duff McKagan não foi nenhuma peça fundamental para o sucesso dos Guns N' Roses. E mesmo assim é difícil esquecer a presença de palco do baixista nos shows. O músico, que agora segura uma guitarra à frente da banda Loadead, mantém aqui a imagem irreverente que carregou também em seus inúmeros projetos paralelos.

O Loaded, que também é conhecido como Duff McKagan's Loaded, está no Brasil para divulgar o disco mais recente, "Sick", de 2009. A banda montada em Seattle foi a primeira atração internacional a subir no palco principal do segundo dia do Maquinária Festival, em São Paulo, neste domingo (8).

No palco, Duff mostrou que continua fazendo o que gosta: hard rock. As guitarras fortes e o baixo pulsante acompanham a bateria que sustenta todo o repertório. Além de McKagan, o Loaded tem também o baixista Jeff Rouse, o guitarrista Mike Squires e o baterista Isaac Carpenter.

No repertório, músicas feitas pela banda, como "Sick" e "Dark Days", e versões para "New Rose" (da banda The Damned) e "Attitude" (do Misfits). E para esta apresentação a banda fez um resgate de sucessos do Guns: "So Fine", "Dust N' Bones" e "It's So Easy", que serviu de trilha sonora para um show de air guitar do público.

"Executioners Song" e "Flatline" também apareceram ao vivo. Em "Translucent", Duff pegou de volta o papel de baixista e passou a liderança para Jeff. À vontade em sua derradeira posição, ele comandou as linhas do baixo até o final do show, enquanto Jeff assumiu a guitarra e o vocal.

Além de ostentar a imagem de uma das figuras peculiares do Guns, Duff também se envolveu com carreira solo, com grupos como Ten Minute Warning e Velvet Revolver, e participou de discos de amigos como Slash e Mark Lanegan. Um currículo que o permite mesmo fazer o que quiser. (MARIANA TRAMONTINA)