Topo

Donna Summer canta clássicos da disco music em São Paulo e grava com Giorgio Moroder

A cantora norte-americana Donna Summer - Divulgação
A cantora norte-americana Donna Summer Imagem: Divulgação

Da Redação

10/11/2009 13h17

Responsável por alguns dos maiores hits da disco music, Donna Summer faz dois shows em São Paulo nesta semana. A cantora se apresenta no Credicard Hall nesta terça (10) e quinta-feira (12). A turnê brasileira começou na segunda-feira (9), no Rio de Janeiro.

Donna Summer vem ao país mostrar a turnê do disco "Crayons", seu primeiro de inéditas em 17 anos, cujo single "Stamp Your Feet" colocou a cantora novamente no topo da parada norte-americana. As músicas novas deixam de lado a disco music de 30 anos atrás, que fez de Donna Summer um ícone pop, e soam mais próximas de faixas de cantoras que frequentam as paradas atuais, como Rihanna, Beyoncé ou Pink.

Para Summer, as canções antigas ainda soam tão frescas quanto na época em que saíram porque são clássicas. "'A Garota de Ipanema' é um clássico. Todo mundo conhece e sabe cantar a canção", disse para explicar a longevidade e sucesso de canções como "I Feel Love", de 1977, e "Hot Stuff", de 1979, em pistas do mundo todo.

Nos shows, Donna Summer é acompanhada por uma banda de oito músicos que reproduzem as velhas canções como nas versões originais, para alegria dos fãs. "Não gosto quando vou a um show e não tocam a música do jeito que eu as conheço", afirmou a cantora.

Parceria com Moroder
Boa parte do sucesso de Donna Summer nos anos 70 é dividido com o produtor italiano Giorgio Moroder, com quem a cantora gravou sucessos como "Love to Love You Baby", "I Feel Love" e "Bad Girls", entre outras.

O trabalho da dupla ajudou a definir a era disco e serve até hoje de influência para nomes da música eletrônica que bebem na fonte do estilo, como o produtor norueguês Lindstrom.

Summer contou que a colaboração com Moroder --encerrada na década de 80-- foi retomada recentemente e deverá ser lançada no ano que vem. "Já era hora de voltarmos a trabalhar juntos para um disco", disse a cantora. "Estamos escrevendo uma música nova por meio da internet. Vamos nos encontrar para entrar em estúdio em novembro ou dezembro", revelou.


DONNA SUMMER EM SÃO PAULO

Quando: 10 e 12/11, às 21h30
Onde: Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.955)
Quanto: de R$ 100 a R$ 700
Ingressos: www.ticketmaster.com.br
Informações: www.credicardhall.com.br