Topo

"Mudança é nossa filosofia", diz cantor do Chimarruts, que estreia em SP turnê com influências de ska e dancehall

Os integrantes da banda de reggae Chimarruts - Divulgação
Os integrantes da banda de reggae Chimarruts Imagem: Divulgação

Da Redação

07/08/2010 02h59

"Vida nova, tudo novo". É assim que Rafa Machado, vocalista do Chimarruts, define a nova fase da banda. Toda essa novidade é fruto do disco recém-lançado "Só Pra Brilhar", que os gaúchos apresentam neste domingo (8) em São Paulo, no Citibank Hall, em um show que vai dar o pontapé inicial da turnê também nova.

A ideia é mostrar como ficaram ao vivo as 14 faixas do álbum, embora nem todas as músicas devam fazer parte do repertório. "Não podemos esquecer das canções que todo mundo conhece", ressalta Rafa, adiantando que não faltarão hits como "Se For Embora", "Saber Voar" e a nova "Do Lado de Cá", que já circula nas rádios.

O Chimarruts --ou apenas Chima, para os mais chegados-- vai levar para o palco as influências da música jamaicana que permearam "Só Pra Brilhar", introduzindo ska e dancehall, como na faixa "Roots Dance". "Não temos medo de experimentar musicalmente. Isso está bem explicito no disco, musicalmente mais amplo", acentua Rafa.

"É o primeiro disco que a gente colocou músicas de compositores de fora da banda", diz Rafa, lembrando que a banda surgiu com o propósito de ser autoral. "Quase não tocávamos covers, só músicas nossas. E, de repente, a gente se sentiu mais a vontade para fazer isso", conta ele, referindo-se às versões de "Meu Erro", clássico oitentista dos Paralamas do Sucesso, e "Dia Especial", dos conterrâneos do Cidadão Quem.

"A gente sempre procura mudança de um lado para o outro, uma música diferente da outra. Mudança é nossa filosofia", define Rafa. E qual é a mensagem que a banda quer passar no novo disco? "Uma mensagem de alegria, de felicidade, que todo ser humano tem uma luz interior e tem que colocar para brilhar. Todo ser é importante".

Atualmente o Chima é formada por Rafa Machado (voz), Nê (vocais, flauta quena e harmônica), Tati Portela (vocais), Diego Dutra (bateria), Vinícius Marques (percussão), Emerson Alemão (baixo), Sander Fróis (guitarra), Rodrigo Maciel (guitarra) e conta com as participações especiais de Tuzinho (trompete), Boquinha (trombone) e Luquinha (teclados).

Os ingressos para o show estão à venda por R$ 80 (pista, 3º lote) e R$ 120 (camarote) --há meia-entrada para os dois setores. Os bilhetes podem ser comprados na bilheteria do Citibank Hall, pelo site www.ticketsforfun.com.br ou pelo telefone 4003-5588. (MARIANA TRAMONTINA)