Cansado, Snow Patrol toca em São Paulo pela primeira vez em clima de fim de turnê
Primeiro e único show no Brasil de uma carreira de mais de 15 anos. Um novo disco a ser lançado e um punhado de sucessos nas rádios, acompanhados por um jogo de luz hipnotizante. O Snow Patrol tinha tudo para fazer um grande show neste sábado (16) em São Paulo, no Festival Natura Nós, mas não fez. Um tanto pela má qualidade do som que saía das caixas principais do palco, com o volume dos instrumentos equalizados tão alto que se embolavam entre si ou sumiam com a voz de Gary Lightbody. Outro tanto pelo aparente cansaço da banda, que encerrou nesta noite uma turnê intermitente de mais de dois anos, desde o lançamento do disco "A Hundred Million Suns".
A estreia da banda no país foi com "Open Your Eyes", a música mais famosa do Snow Patrol no Brasil, tocada exaustivamente nas casas noturnas do país nos idos de 2006 e 2007. Apesar de Lightbody lembrar mais de uma vez que este foi o último show da banda antes de lançar o novo disco, previsto para o início do ano que vem, nenhuma faixa inédita entrou no repertório, ao contrário do que o grupo tem feito desde junho em seus shows, tocando "Big Broken".
Em pouco mais de uma hora no palco, o Snow Patrol pinçou músicas de seus três discos mais vendidos --e mais pop. De "Final Straw" entraram "Chocolate", "How to Be Dead" e o hit "Run". Foi no bem-sucedido "Eyes Open" que o Snow Patrol deu preferência: além de faixa que abriu a apresentação, estavam lá "Hands Open", "Make This Go on Forever", "Set the Fire to the Third Bar" (que pedia a voz de Martha Wainwright), "Shut Your Eyes" com coro da plateia, e "Chasing Cars", que tomou vida própria em termos de execução depois de ser incluída em seriados norte-americanos, como "Grey's Anatomy" e "Gavin & Stacey".
O disco da atual turnê, "A Hundred Million Suns", apareceu tímido com "Take Back the City", "The Golden Floor" e "If There's a Rocket Tie Me to It", que deixou a banda perdida em sua execução e, na metade, a fez começar de novo com um pedido de desculpas de Lightbody, que de tanto errar suas próprias letras já transformou em tradição nos seus shows. Por causa da confusão, a banda não tocou "Crack The Shutters", prima de "Chasing Cars", que estava no repertório. Ficou para o final "Just Say Yes", da coletânea "Up To Now".
O Snow Patrol é a banda mais simpática que deve ter desembarcado no Brasil este ano. Dos músicos que sorriam a todo instante a Lightbody, que conversou com a plateia por longos minutos, elogiou o churrasco, as capirinhas ("perdi minha cabeça com elas", disse o vocalista) e os brasileiros com quem encontrou. Em português, o cantor arriscou frases prontas para agradar seu público, mas logo desistiu. "Eu estou tentando fazer o meu melhor, mas acho que o melhor é parar", brincou.
Ao vivo, o Snow Patrol continua com jeito de banda de seriado norte-americano, rumo que tomou desde "Final Straw". Suas músicas soam como trilha sonora e se mantêm confortavelmente numa fórmula familiar de composições com vocação para serem apoteóticas, mas que não deixa a banda explorar suas fronteiras musicais, que Lightbody já provou ser capaz no ótimo coletivo Reindeer Section e, recentemente, no projeto country Tired Pony. Há uma dimensão criativa em seus trabalhos, mas o grupo parece mesmo cansado. Bem diferente daquele Snow Patrol que lançou os ignorados "Songs for Polarbears" em 1998 e, três anos depois, "When It's All Over We Still Have to Clear Up".
Veja o que o Snow Patrol tocou em São Paulo:
"Open Your Eyes"
"Chocolate"
"Hands Open"
"Take Back the City"
"How to be Dead"
"The Golden Floor"
"Run"
"Make this Go on Forever"
"Shut Your Eyes"
"Set the Fire to the Third Bar"
"If There's a Rocket Tie Me to It"
"Chasing Cars"
"Just Say Yes"
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