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Com apelo político e som nítido, Massive Attack recompensa fãs com show intenso em São Paulo

Daddy G, vocalista do Massive Attack, durante show da banda no HSBC Brasil, em São Paulo (16/11/2010) - Julie Asdurian/Divulgação
Daddy G, vocalista do Massive Attack, durante show da banda no HSBC Brasil, em São Paulo (16/11/2010) Imagem: Julie Asdurian/Divulgação

ESTEFANI MEDEIROS

Colaboração para o UOL

17/11/2010 14h06

Seis anos depois de sua última visita ao país, quando tocou com duas horas de atraso no Via Funchal, em São Paulo, em 2004, o grupo britânico Massive Attack voltou ao Brasil para duas apresentações. Depois de tocar segunda-feira (15) em Belo Horizonte, a dupla desembarcou em São Paulo na última terça-feira (16) com um show intenso e repleto de recursos visuais.

O público que deixou para comprar ingresso na bilheteria da casa de shows HSBC Brasil enfrentou um pouco de fila e isso acarretou em um atraso de quase uma hora na apresentação, o que pareceu não ter incomodado os fãs. Pouco antes das 23h, uma cortina de fumaça subiu iluminada por um painel de leds e as silhuetas de Grant Marshall, sob o codinome de “Daddy G”, e Robert Del Naja, o “3D”, junto com a banda de apoio, introduzindo a música "United Snakes", presente na edição especial do álbum “Heligoland”, lançado esse ano.

O show seguiu com "Babel", também de “Heligoland”, cantada por um dos três vocais de apoio, Martina Topley-Bird. A cantora, com presença de palco impecável e uma máscara pintada cobrindo os olhos, também é a voz por trás de “All Alone”, do álbum “Demon Days”, do Gorillaz.

Com o som alto, nítido e sem usar os telões, o duo deu sequência ao show com "Risingson", do álbum “Mezzanine”, de 1998. E cantada por Horace Andy, o cantor jamaicano que acompanha a banda há pelo menos dez anos, “Girl I Love You" começou com um baixo que ecoou forte pelo HSBC Brasil.

No palco, dois bateristas dividem espaço com um baixo, um sintetizador, uma guitarra e alguns elementos soltos, mas que eram ouvidos claramente e alto por causa da boa equalização do som.

“Future Proof” começou surpreendendo com o forte apelo político. Enquanto a música era tocada, o painel atrás da banda, criado pela United Visual Artists --responsável pelos efeitos visuais da “Vertigo Tour”, do U2, e do vídeo de “I Believe in You”, de Kylie Minogue-- mostrou frases em português com dados internacionais que vão desde o número de mortos no Haiti até com quantos anos um menor entra para o tráfico no Rio de Janeiro.

Martina Topley-Bird voltou para os vocais com "Psyche Play" e "Mezzanine", um dos clássicos do álbum homônimo da banda, e foi um dos pontos altos do show.

O setlist, com as mesmas músicas apresentadas em Belo Horizonte, ainda incluiu "Teardrop’” e “Angel”, aplaudidas incessantemente pela plateia. Depois de "Inertia Creeps", "Safe From Harm" foi cantada pela voz poderosa de Deborah Miller, em sua primeira apresentação da noite.

O primeiro bis veio com "As You Were Leaving (Cheyenne)", cantada por Horace Andy, e "Unfinished Sympathy" trouxe o ponto alto do vocal de Deborah Miller, invejável e inalcançável. Em uma versão mais dub, "Atlas Air" surgiu como uma surpresa agradável ao público e "Karmacoma", um dos singles do álbum “Protection”, encerrou o show de forma grandiosa.

Quem assistiu a banda de forma desfavorecida depois do show do Kraftwerk no Free Jazz em 1998 ou não gostou do show do disco "100th Window" no país em 2004 por conta dos problemas técnicos e atraso, saiu do show de ontem recompensado. A banda foi embora, mas Martina, que se apresenta no Comitê Club na próxima segunda-feira ficou e ainda atendeu a um pequeno grupo de fãs, fazendo careta para fotos e distribuindo autógrafos. A sensação foi de missão cumprida.

Veja o setlist da apresentação em São Paulo:

“United Snakes"
"Babel" (vocal de Martina Topley-Bird)
"Risingson"
"Girl I Love You" (vocal de Horace Andy)
"Future Proof"
"Psyche Play" (vocal de Martina Topley-Bird)
"Mezzanine"
"Teardrop" (vocal de Martina Topley-Bird)
"Angel" (vocal de Horace Andy)
"Inertia Creeps"
"Safe From Harm" (vocal de Deborah Miller)

Bis 1
"As You Were Leaving (Cheyenne)" (vocal de Horace Andy)
"Splitting The Atom"
"Unfinished Sympathy" (vocal de Deborah Miller)
"Atlas Air"

Bis 2
"Karmacoma"