Topo

Com Stephen Malkmus distante, Pavement relembra seu auge dos anos 90 no Planeta Terra

Stephen Malkmus canta em show do Pavement em São Paulo, no Festival Planeta Terra (20/11/2010) - Rodrigo Paiva/UOL
Stephen Malkmus canta em show do Pavement em São Paulo, no Festival Planeta Terra (20/11/2010) Imagem: Rodrigo Paiva/UOL

Da Redação

21/11/2010 01h20

Não é raro aparecer nos festivais de música uma banda que você achou que nunca mais veria ao vivo, mas que se reuniu para reafirmar um posição grandiosa que deixou no passado. O Pavement é uma dessas, um nome importante para a geração dos anos 90 que neste sábado (20) recebeu as boas vindas de volta do público brasileiro ao se apresentar no palco principal do Planeta Terra.

Stephen Malkmus (guitarra e vocal), Mark Ibold (baixo) --que no ano passado esteve no mesmo festival para tocar com o Sonic Youth--, Scott "Spiral Stairs" Kannberg (guitarra e vocal), Bob Nastanovich (percussão) e Steve West (bateria) são os mesmos integrantes que formaram o grupo e tocaram nesta noite. Malkmus, no entanto, se mantém distante dos companheiros de banda. Enquanto todos os músicos se posicionam próximos uns aos outros do lado direito do palco, o vocalista e guitarrista permanece o tempo todo em pé do lado oposto e quase não interage, nem com o grupo nem com os fãs.

Foram mais de 20 músicas entre explosões de ruídos e distorções. A atual turnê do Pavement é baseada na coletânea "Quarantine the Past: The Best of Pavement", que foi lançada em março deste ano. O repertório foca nas canções mais conhecidas do grupo, como "Gold Soundz", que abriu a apresentação, "Grounded", "Perfume V", "Stereo" e "Cut Your Hair", entre outras, que empolgaram os fãs do Pavement, em meio a um público visivelmente menor do que nas apresentações de Mika e Phoenix.

Na sequência, o Smashing Pumpkins entra em cena para encerrar a programação do palco principal do Planeta Terra 2010. (MARIANA TRAMONTINA)