Topo

Dolly Parton e Ramones vão receber homenagem no Grammy

Dolly Parton participa de show beneficente em Nashville, Estados Unidos (05/10/2010) - Getty Images
Dolly Parton participa de show beneficente em Nashville, Estados Unidos (05/10/2010) Imagem: Getty Images

Da Bang Music, em Londres

22/12/2010 18h01

Dolly Parton e os Ramones serão homenageados por suas carreiras pelo prêmio Grammy.

A cantora country e o grupo de punk rock vão receber o prêmio por sua contribuição à música. A atriz e cantora Julie Andrews também será homenageada.

Neil Portnow, presidente da Academia de Gravação dos Estados Unidos, que entrega os prêmios, declarou sobre os homenageados: "O trabalho deles deixou uma marca duradoura e vai continuar a influenciar as próximas gerações."

Dolly Parton começou a ficar conhecida ao final da década de 1950 e colocou mais de 41 discos de música country no top 10 das paradas norte-americanas. Entre seus sucessos estão canções como "9 to 5" e "I Will Always Love You".

The Ramones foi uma das bandas que definiram o punk norte-americano nos anos 1970. O grupo continua a influenciar novos músicos com suas composições simples, como "Sheena is a Punk Rocker" e "Blitzkrieg Bop".

Julie Andrews estreou na Broadway em 1954, estrelou o filme "A Noviça Rebelde" e tem uma carreira que dura mais de 60 anos.

Outros artistas que serão homenageados são o Juilliard String Quartet, o baterista de jazz Roy Haynes, o grupo folk The Kingston Trio e o cantor gospel George Beverly Shea.

Os troféus pela carreira serão entregues em um evento separado, em 12 de fevereiro, mas os homenageados serão formalmente lembrados na cerimônia de entrega dos prêmios Grammy, no dia 13 de fevereiro, em Los Angeles.