Topo

Mariene de Castro resgata o samba na terra do axé e lança CD e DVD "Santo de Casa"

A sambista baiana Mariene de Castro em foto de divulgação de 2010 - Tiago Lima/Divulgação
A sambista baiana Mariene de Castro em foto de divulgação de 2010 Imagem: Tiago Lima/Divulgação

LUIZ FRANCISCO

Colaboração para o UOL, em Salvador

10/02/2011 19h04

Numa época em que o samba baiano anda escondido por conta da industrialização dos trios elétricos, da mercantilização do Carnaval e da transformação da axé music em síntese da cultura baiana, a cantora Mariene de Castro, 31, navega na contramão e trabalha para levar um dos mais conhecidos ritmos da música popular brasileira ao reencontro com o povo.
 
Desde quando lançou “Abre Caminho”, em (2004), seu primeiro disco, a cantora diz que “faz do samba um sacerdócio”. Até o final do ano passado, todas as sextas-feiras, Mariene de Castro lotava uma casa de espetáculos em Salvador com o projeto “Santo de Casa” --no repertório, a mistura de ritmos brasileiros: samba de roda, pontos de candomblé, marujada, ternos de reis, repente, ijexá, coco, maracatu e ciranda. 
 
No palco, atabaques, viola, acordeon, imagens de santos, exuberância nos figurinos -- saias rodadas, contas de orixás, pulseiras coloridas -- e muito samba nos pés (descalços) revelavam a origem da intérprete: uma baiana, bisneta de índios e neta de negros. Neste ano, o projeto não foi realizado por falta de patrocínio, mas o registro desse trabalho chega às lojas no DVD "Santo de Casa – Ao Vivo", lançado pela Universal Music. Gravado em maio, no Teatro Castro Alves, em Salvador, durante o lançamento do CD homônimo, o primeiro DVD da carreira de Mariene de Castro conta com poucas faixas inéditas. 
 
Segundo a cantora, o valor do disco, no entanto, é outro. “Além de render homenagens a compositores importantes para a música brasileira, como Dorival Caymmi, por exemplo, resgato outros artistas poucos conhecidos fora do âmbito regional, como Roque Ferreira, Jota Veloso e Roberto Mendes, que têm um ótimo trabalho”, afirmou. “O nome do DVD é para contradizer o dito popular de que santo de casa não faz milagres.” 
 
Aos 15 de carreira, apadrinhada por Beth Carvalho desde que participou do CD e DVD “Beth Carvalho Canta o Samba da Bahia”, em 2006, e considerada por alguns críticos como “a nova Clara Nunes do Brasil”, Mariene de Castro ainda pretende lançar, este ano, um CD com composições de Roque Ferreira, amigo próximo, compositor com o qual ela mais se identifica, e que é predominante em sua discografia. 
 
“Ser uma sambista é um título muito valioso, grandioso, porque significa ter uma responsabilidade com a história do samba e com a história do povo brasileiro. Por isso, fiz esse trabalho com muito amor e dedicação, de modo que ele tenha importância tanto para os mais novos, para que conheçam e gostem do samba, quanto para os mais velhos, para que não percam essa lembrança da Bahia antiga”, ressalta a artista.
 
Para o Carnaval, a cantora também promete levar o samba à avenida, puxando o bloco Alerta Geral. “A Bahia hoje respira de outro jeito, tem outra referência para o Brasil, e prova disso é o samba lotar os espaços de shows e estar no Carnaval”, afirmou.
 
Antes do Carnaval, Mariene de Castro se apresenta no dia 13, junto com os Filhos de Gandhy. A cantora fará uma participação especial no Ensaio Geral do afoxé, em Salvador.
 

 
"SANTO DE CASA - AO VIVO"
Artista: Marienne de Castro
Gravadora: Universal Music
Quanto: R$ 22,90 (CD) e R$ 29,90 (DVD).