Topo

CPM 22 libera música inédita para download gratuito; ouça "Cavaleiro Metal"

Os integrantes do CPM 22 durante apresentação no UOL Megashow, em abril de 2010 - Roberto Setton / UOL
Os integrantes do CPM 22 durante apresentação no UOL Megashow, em abril de 2010 Imagem: Roberto Setton / UOL

Da Redação

15/03/2011 07h00

Às vésperas de lançar seu quinto álbum de estúdio, o CPM 22 mostra com exclusividade em UOL Música mais uma faixa do novo trabalho. "Cavaleiro Metal" faz parte do disco "Depois de Um Longo Inverno", que deve chegar às lojas até o início de abril, e está disponível para download gratuito (clique aqui com o botão direito do mouse e selecione a opção "salvar link como").
 

A canção é de autoria do guitarrista Luciano Garcia. "É a história de um cara que se acha o melhor do mundo, mas na verdade não passa de um zé ninguém. A música é um ska/punk com participação de Daniel Ganjaman, que assina o arranjo de metais e toca o órgão hammond, e da turma que gravou os metais Fernando Bastos, Paulinho Viveiro e Tiquinho", contou o músico.
 
Influenciados por Mighty Mighty Bosstones, Hepcat, Reel big Fish e Chris Murray, o CPM 22 se voltou às raizes do skapunk para entrar em estúdio e gravar o novo trabalho. "O disco está mesclado. Tem hardcore, tem música rápida, mas tem bastante ska também", adiantou Luciano. Clique aqui para ouvir também "Vida ou Morte" e "Filme Que Eu Nunca Vi".
 
Segundo o guitarrista, o novo trabalho é "para cima" e reflete o atual momento da banda. "Passamos por muitas mudanças, tivemos problema com gravadora, um integrante da banda saiu, e é inevitável não mostrar isso disco. Falamos das pedras nos caminhos, mas com o clima bom que está entre a gente", definiu.
 
Para o novo disco, o CPM 22 gravou instrumentos que nunca tinha usado, como naipe de metais, vibrafone, órgão e cello. O álbum também traz colaborações de outros artistas, entre eles Maurício Takara, Daniel Ganjaman e Phil, do Dead Fish.
 
Segundo Luciano, não há qualquer referência de "Cidade Cinza", o último trabalho lançado em 2007 e que no ano seguinte foi vencedor do Grammy Latino de melhor álbum de rock brasileiro. "O que podemos dizer que é mais parecido, no clima, é com 'A Alguns Quilômetros de Lugar Nenhum', de 2000. São as nossas influências de sempre, mas que nunca tínhamos colocado no som".
 
"Cidade Cinza" em fotos
A turnê do disco "Cidade Cinza", que durou dois anos, foi toda registrada e documentada pelo fotógrafo Otavio Sousa. Ele acompanhou o CPM 22 de janeiro de 2009 a dezembro de 2010 por mais de 60 cidades, no Brasil e Europa, e publicou uma seleção no site cidadecinzatour.tumblr.com.
 
São 278 imagens da banda em diversas situações. "Há cenas que nem precisam de legendas, como a vez em que o Japinha 'não alcoólico' virou uma long neck depois de trocar uma ideia com Dave Grohl, o mosh de Badauí durante o show do Madball em Londres, e os diversos encontros com fãs --famosos ou não-- de todo lugar", escreveu Otávio.
  • Divulgação

    Capa do disco "Depois de Um Longo Inverno"

 
Veja as músicas que fazem parte de "Depois de Um Longo Inverno":
 
"Abominável"
"Vida ou Morte"
"Filme Que Eu Nunca Vi"
"Hospital do Sofredor"
"Cavaleiro Metal"
"Quem Sou Eu?!"
"Na Medida Certa"
"Um Pouco de Paciência"
"Sofridos e Excluídos"
"Nova Ordem"
"CPM 22"
"Minoria"
"Março 76"