Topo

Sob chuva, Shakira brilha no palco do Pop Music Festival em São Paulo

Shakira durante apresentação no Pop Music Festival, em São Paulo (19/03/2011) - Roberto Setton/UOL
Shakira durante apresentação no Pop Music Festival, em São Paulo (19/03/2011) Imagem: Roberto Setton/UOL

MARIANA TRAMONTINA

Da Redação

20/03/2011 01h54

"E um dia depois da tempestade, quando menos você pensa, sai o sol". Quando Shakira cantou o refrão de "Sale El Sol", a chuva insistente que caía sobre as 53 mil pessoas no Estádio do Morumbi, em São Paulo, na noite deste sábado (19), havia cessado. E, quando o público menos esperava, quem brilhou no palco foi a estrela colombiana, em meio a uma festa panamericana de sons latinos com batidas eletrônicas.
 
O show de Shakira já havia sido adiantado em meia-hora por precaução de uma forte chuva prevista para a noite paulistana. Com o novo horário, a cantora deveria entrar em cena às 20h, mas só apareceu para soltar a voz 50 minutos depois. Seu espetáculo seguiu o roteiro pré-definido da turnê, com ela chegando envolta numa espécie de turbante cor-de-rosa e caminhando pela beira do palco ao som da melancólica "Pienso En Ti". 
 
Apoiada por uma banda de oito pessoas, Shakira só interrompeu seu rebolado para assumir o violão na balada "Inevitable" e na versão acústica para "Nothing Else Matters", do Metallica, e quando pegou a gaita para tocar em "Te Dejo Madrid". E refletiu em seu show o perfil multifacetado que define seu estilo, passando entre o irresistível reggaeton "La Tortura" e o flamenco de "Gypsy" ao eletrônico de "She Wolf".
 
No palco, Shakira veste o papel de mulher fatal e explode em sensualidade sem ser vulgar. Contorce o corpo em uma aula de dança do ventre que hipnotiza homens e mulheres. Quando ela sorri, as pessoas sorriem de volta. Quando ela dança, as pessoas querem dançar com ela. Seu carisma não é comprometido pela espontaneidade programada de discursos como "hoje estou aqui para satisfazê-los" ou "esta noite eu sou paulista", trocado pelo "gaúcha" que usou em Porto Alegre na terça-feira (15). Depois da tempestade, Shakira irradia a luz do sol.
 
 
A segunda etapa brasileira do festival itinerante Pop Music Festival começou com meia-hora de antecedência com os gaúchos do Chimarruts. Por causa da mudança na programação, os californianos do Train subiram mais cedo ao palco e um público ainda escasso ouviu os hits "Hey, Soul Sister", "San Francisco" e "Drops of Jupiter". Ziggy Marley veio em seguida lembrando a obra do pai, Bob, em "Get Up, Stand Up" e "Is This Love". Depois de Shakira, Fatboy Slim encerrou a noite.
 
Pop Music Festival em Brasília
A organização do evento anunciou que os shows em Brasília, cancelado no último dia 17, serão realizados na próxima quinta-feira (24). O festival na capital federal havia sido cancelado devido a fortes chuvas.
 
Foi ao Pop Music Festival? O que achou? Deixe seu comentário no campo abaixo.
 
Veja as músicas que Shakira cantou em São Paulo:
 
"Penso En Ti"
"Why Wait"
"Te Dejo Madrid"
"Si Te Vas"
"Wherever, Whenever"
"Inevitable"
"Nothing Else Matters/ Despedida"
"Gipsy"
"La Tortura"
"Ciega Sordomuda"
"Sale El Sol"
"Las de La Intuición"
"Loca"
"She Wolf"
"Ojos Así"
 
bis
"Hips Don't Lie"
"Waka Waka"