Topo

Com shows em SP, U2 tira Rolling Stones do recorde de maior turnê da história

The Edge, Bono e Adam Clayton durante show do U2 no Etihad Stadium de Melbourne, na Austrália (01/12/2010) - Getty Images
The Edge, Bono e Adam Clayton durante show do U2 no Etihad Stadium de Melbourne, na Austrália (01/12/2010) Imagem: Getty Images

Da Redação

08/04/2011 15h14

Será no segundo show em São Paulo, neste próximo domingo (10), que o U2 vai bater o recorde de maior turnê da história. A marca de US$ 558 milhões em ingressos vendidos pertence até agora aos Rolling Stones com sua A Bigger Bang Tour, entre 2005 e 2007, e será batida pelos irlandeses com sua 360º Tour.
 
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (8) pela edição da revista norte-americana "Billboard". Além deste recorde de maior bilhteria de todos os tempos, o U2 já conquistou o título de maior público em uma única turnê: são 7 milhões de ingressos vendidos em 110 shows.
 
A marca de maior público também era dos Stones, que arrecadou com a Voodoo Lounge, entre 1994 e 1995, o total de 6,4 milhões com ingressos. "É um recorde que provavelmente nunca será superado", disse o empresário do U2, Paul McGuinness, à "Billboard".
 
O U2 desembarca em São Paulo com a 360º Tour, que ficará instalada no Estádio Morumbi para os shows de sábado (9), domingo (10) e quarta-feira (13). Os ingressos para os três dias já estão esgotados e fãs permanecem acampados na fila do estádio.
 
Junto com a 360º Tour, impulsionada pelo lançamento do álbum "No Line On the Horizon" (2009), o U2 traz na bagagem os ingleses do Muse. O trio liderado por Matthew Bellamy também divulga um disco de 2009, "The Resistance", e seu show deve durar cerca de 45 minutos.
 
Para o show deste sábado, os portões do Morumbi serão abertos às 16h. A previsão é de que o Muse entre no palco às 20h, seguido por U2. O show deve ser encerrado às 23h45. Os horários são os mesmos para o domingo, mas na quarta-feira os portões serão abertos às 15h e o Muse começará às 19h30.
 

VOCÊ MANDA

Vai ao show? Envie sua foto paravocemanda@uol.com.br. Não esqueça de colocar seu nome completo e uma legenda
Pelo Twitter: você também pode fazer o upload da sua foto usando a hashtag #VcMandaU2
Os portões estão divididos da seguinte forma para a entrada do público:
 
- Pista: portões 2, 4 e 18;
- Cadeira inferior A: portão 3;
- Cadeira superior laranja, cadeira superior azul 1 e 2, cadeira superior premium: portão 5;
- Arquibancadas laranja e azul: portão 6;
- Arquicabanda vermelha e arquibancada especial vermelha e arquibancada amarela: portão 15;
- Cadeira superior vermelha e cadeira superior amarela: portão 16;
- Cadeira inferior B, Red Zone, portadores de necessidades especiais: portão 17;
Aqueles que compraram ingressos pela internet ou via telefone devem retirá-los na bilheteria 3, à esquerda do portão principal. Para a Red Zone, as entradas serão retiradas na bilheteria do portão 1, à direita do portão principal.
 
Está liberado o uso de máquinas fotográficas que não sejam profissionais, além de poder levar sanduíches, bolachas, copos descartáveis e frutas cortadas. Não é permitido entrar com correntes e cinturões, garrafas plásticas, bebidas alcoólicas, substâncias tóxicas, fogos de artifício, inflamáveis em geral, armas de fogo, frutas inteiras, latas de alumínio, jornais e revistas, bandeiras e faixas, capacetes de motos e similares, vidros em geral e guarda-chuva.
 
Como chegar ao Morumbi
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo recomenda que o público dê preferência a ônibus e táxi, mas aqueles que preferirem ir de carro particular, o órgão indica os melhores caminhos para chegar ao Morumbi, preferencialmente pelas pontes junto a Marginal Pinheiros (Av. das Nações Unidas).
 
-Zona Sul (Interlagos e Santo Amaro): ir pela Ponte João Dias e avenida Giovanni Gronchi. 
-Brooklin e Diadema: avenidas Roque Petroni Júnior, Dr. Chucri Zaidan, Ponte do Morumbi e Morumbi.
-Região central: avenida Nove de Julho e Túnel Max Fefer, ponte Roberto R. Zuccolo (antiga Cidade Jardim), avenida dos Tajurás, rua Engenheiro Oscar Americano, avenidas Morumbi e Giovanni Gronchi. 
-Região central e zona leste: avenidas Rebouças, Eusébio Matoso, Francisco Morato, à direita na Dep. Jacob Salvador Zveibil, retorno na Eliseu de Almeida e Jorge João Saad.
-Rodovias Castelo Branco, Anhanguera, Bandeirantes, Imigrantes e zona norte: Marginal Tietê, Marginal Pinheiros, ponte Cidade Universitária, rua Alvarenga, avenidas Eliseu de Almeida, Dep. Jacob Salvador Zveibil e Jorge João Saad.
 
Haverá estacionamentos alternativos com translados no WTC (av. das Nações Unidas, 12.551), Credicard Hall (av. das Nações Unidas, 17.995) e Jockey Club (av. Lineu de Paula Machado, 1.263). Ao término do show, por um período de aproximadamente 40 minutos, as vias ao redor do estádio serão bloqueadas para a saída dos pedestres. 
 
A SPTrans vai colocar à disposição do público ônibus para o centro da cidade (Praça Ramos) --para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários no site www.sptrans.com.br ou ligue 156.
 
 
Foto 1 de 5 - Palco da turnê "360º", do U2, durante montagem no estádio do Morumbi, em São Paulo (07/04/2011) Mais Flávio Seixlack/UOL
U2 360º Tour
O show que vem ao Brasil traz toda a estrutura da turnê internacional, incluindo o palco circular conhecido como "A Garra", com pontes rotativas e visão em 360 graus, como indica o nome da turnê. Sua montagem mobiliza 209 caminhões --48 deles apenas para carregar estruturas de aço-- e 240 pessoas de 17 nacionalidades diferentes trabalhando.
 
A turnê foi iniciada em junho de 2009 (ano em que a banda faturou mais de US$ 123 milhões com esse show), em Barcelona. Na América do Sul, a excursão já passou pelo Chile e pela Argentina. Quando aterrissar no Brasil, a U2 360º Tour terá sido vista por mais de 4,5 milhões de pessoas. Depois de São Paulo, a turnê segue para o México, Estados Unidos e Canadá, onde deve ser encerrada no dia 30 de julho.
 
Sem um roteiro fixo, o repertório do U2 aparece com modificações a cada show, e tem variado entre 23 e 25 músicas. No entanto, algumas canções não ficam de fora, como "Beautiful Day", "Sunday Bloody Sunday", "I Still Haven't Found What I'm Looking For", "One" e "With or Without You", essas duas últimas entram geralmente no bis.
 
Entre as faixas novas aparecem constantemente "Get On Your Boots" e "Magnificent". Na Argentina, a banda abriu o show com "Even Better Than The Real Thing", faixa do álbum "Achtung Baby" (1991) que não aparecia há quase uma década em seus shows. 
 

U2 EM SÃO PAULO
 
Onde: Estádio do Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, nº 1, Morumbi)
Quando: sábado (9), domingo (10) e quarta-feira (13)
Horários: sábado e domingo - portões às 16h, shows às 20h; quarta-feira - portões às 15h, shows às 19h30
Ingressos: esgotados