Topo

Com rodas de pogo e comoção, Teenage Fanclub faz show memóravel em São Paulo

A banda escocesa Teenage Fanclub em show em São Paulo (11/05/2011) - Divulgação
A banda escocesa Teenage Fanclub em show em São Paulo (11/05/2011) Imagem: Divulgação

TAÍS TOTI

Colaboração para o UOL

12/05/2011 12h09

De uma banda marcada por harmonias vocais, letras românticas e com integrantes já na casa dos 40 anos não se espera mais do que provocar um balançar de cabeças e tímidas danças do público. Mas não foi isso que se viu na noite de quarta-feira (11), na casa The Week em São Paulo, durante a apresentação do Teenage Fanclub no Whisky Festival.
 
Os escoceses causaram comoção no público que lotou a casa --os ingressos esgotaram já no primeiro dia de vendas-- e promoveu um show de rock em seu sentido mais óbvio, com rodas de pogo e fãs pulando do palco. 
 
"Lançamos dois discos desde que estivemos aqui no Brasil pela última vez", disse o guitarrista e vocalista Norman Blake, se referindo à turnê de 2004, justificando a primeira parte do show, com prioridade às músicas dos discos "Man-Made" (2005) e "Shadows" (2010). "It's All In My Mind", "Sometimes I Don't Need to Believe in Anything" e "The Past" encontraram o público ainda tímido, embalando apenas com "Baby Lee", último single da banda. 

Teenage Fanclub toca “Start Again” em SP

 
O Teenage Fanclub também resgatou a sujeira do início da carreira. "Star Sign", do clássico disco "Bandwagonesque", que completa 20 anos de lançamento, foi o começo dos pulos e das rodas, com o coro da plateia ganhando elogios da banda. Os hits "Sparky's Dream" e "The Concept", tocados na sequência, fecharam a primeira parte do set.
 
Voltando ao palco mais calmos com "Sweet Days Waiting" e "My Uptight Life", a banda provocou choro até nos mais marmanjos, provando ser um dos ícones da geração que chega nos 30 anos de idade e vive a nostalgia dos anos 90. 
 
A bela "Neil Jung", acrescentada ao repertório para atender os pedidos dos fãs, fechou o clima contemplativo do bis. "Discolite" e "Everything Flows", primeiro single da banda, fizeram da frente do palco uma grande roda de conhecidos e desconhecidos que pularam e se abraçaram. Um final comovente para um show memorável, mesmo sem o hit "What You Do To Me".
 
O Teenage Fanclub se apresenta nesta quinta-feira (12) no Circo Voador, no Rio de Janeiro. 
 
Veja o que o Teenage Fanclub tocou em São Paulo:
 
"Start Again"
"Sometimes I Don't Need to Believe in Anything"
"The Past"
"It's All In My Mind"
"Don't Look Back"
"Baby Lee"
"About You"
"Star Sign"
"I Don't Want Control of You"
"I Need Direction"
"Mellow Doubt"
"Your Love Is The Place Where I Come From"
"Ain't That Enough"
"When I Still Have Thee"
"Sparky's Dream"
"The Concept"
 
 
bis
"Sweet Days Waiting"
"My Uptight Life"
"Neil Jung"
“Discolite"
"Everything Flows"