Topo

Prefeitura do Rio alerta público dos shows de Paul McCartney para exigir taxímetro ligado em corridas

Automóveis e táxis em fila no posto de gasolina na Rua General Polidoro no bairro de Botafogo (RJ) (31.10.2007) - Marcos Silva/Folhapress
Automóveis e táxis em fila no posto de gasolina na Rua General Polidoro no bairro de Botafogo (RJ) (31.10.2007) Imagem: Marcos Silva/Folhapress

Da Redação

20/05/2011 06h00

Para evitar cobranças abusivas dos taxistas durante o período de shows de Paul McCartney no Rio de Janeiro, a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) da cidade vai fiscalizar a ação dos motoristas e alertar os passageiros na utilização do serviço. O ex-beatle se apresenta no domingo (22) e na segunda-feira (23) no Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão).
 
O órgão orienta que os passageiros têm direito de exigir aos motoristas que a corrida seja feita com o taxímetro ligado, e não a preços fechados. Recentemente, 20 taxistas tiveram suas licenças cassadas por fixarem valores de trajeto. Segundo a secretaria, operações serão realizadas entorno do Engenhão para flagrar irregularidades.
 
A secretaria aconselha os passageiros a observar as características do veículo: os táxis convencionais credenciados possuem placa vermelha, letreiro luminoso na parte superior, são pintados na cor amarelo com uma faixa azul escura nas laterais, e taxímetro com lacre do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas).
 
Em caso de cobranças abusivas, o órgão orienta o público a procurar um agente de trânsito ou um fiscal da SMTR. É possível também fazer denúncia pelo telefone 1746 fornecendo informações como local, data e horário da ocorrência, nome e número de registro do motorista, e placa do veículo.