Topo

Herbert Vianna, Evandro Mesquita, Paulo Vilhena e outros famosos relembram momentos com Paul McCartney

Do UOL, no Rio

21/05/2011 06h00

Vinte e um anos se passaram desde a última apresentação de Paul McCartney no Rio de Janeiro, quando subiu ao palco no Maracanã. Agora ele volta à capital fluminense para dois shows da turnê "Up and Coming", que passou por Porto Alegre e São Paulo em novembro do ano passado. O ex-beatle se apresenta no domingo (22) e na segunda-feira (23) no Estádio João Havelange (Engenhão).

A expectativa da produção é reunir 90 mil pessoas nos dois dias. Entre o total de público esperado devem estar alguns fãs famosos. O UOL conversou com alguns deles para saber o que mais admiram no músico, as lembranças e os momentos mais marcantes que envolveram Paul McCartney. Veja, abaixo, o depoimento de alguns artistas sobre o ídolo:

Herbert Vianna (cantor): "Conheci o Paul na pré-adolescência, em Brasília, quando o meu professor de violão me ensinou a tocar 'Yesterday'. Com o passar do tempo, conheci a obra dos Beatles e fiquei encantado com a riqueza e a criatividade das músicas deles. Meu irmão mais velho, Hermano, me apresentou depois o Wings e fiquei admirado com a bravura do Paul de sair em turnê junto com sua mulher Linda. O Paul sempre gostou de fazer shows e tem amor pela estrada. Vou ao show da segunda, depois de me apresentar no Viradão Carioca".
Evandro Mesquita (cantor e ator): "Só não vou ao show do Paul no Rio porque farei uma apresentação no Arpoador, no Viradão Carioca. Mas sou fã dele, dos Beatles, tenho vários discos. Fui ao primeiro show que ele fez no Brasil, em 1990, no Maracanã. Foi o show mais legal da minha vida".
Paulo Vilhena (ator): "Parece que o show do Paul em São Paulo foi ontem. Adoraria ir aqui no Rio também. O show dele em São Paulo foi incrível. Um artista da magnitude do Paul dentro do cenário universal musical fazendo um show com a humildade, o respeito e a energia de um garoto como ele fez foi maravilhoso. O respeito que ele teve com o público me serve como exemplo, me ensina muito o que é ser artista. É um cara que talvez nem precisasse estar fazendo aquele show, mas fez".
Humberto Carrão (ator): "A parte que mais gostei no show do Paul em São Paulo foi quando ele cantou a música 'All My Loving'. É a minha favorita. Também adorei os momentos em que ele homenageou os outros Beatles. Foi muito bom ver um mito da música na minha frente. Acho que ninguém mais vai mudar a história da música como os Beatles. Desde que comecei a ouvir música eles fazem parte da minha história musical. Tenho pais e irmãos mais velhos, que já escutavam os Beatles. Gostaria muito de ir ao show do Rio, mas vou viajar".
Sérgio Marone (ator): "Sou fã do Paul e, principalmente, dos Beatles. Fui com meus pais ao show dele em São Paulo. Foi muito bom esse encontro de gerações curtindo o mesmo ídolo. Ainda não decidi se vou ao show dele no Rio. Vai depender muito do meu roteiro de gravação da novela 'Morde & Assopra'".
Fernando Ceylão (ator): "O melhor trecho do show do Paul em São Paulo, curiosamente, foi uma música do George Harrison, 'Something'. Primeiro pela memorabília - beatlemaníaco adora uma memorabília. Ele usou o ukelele que lhe foi dado de presente pelo próprio George. Depois porque o arranjo ficou ótimo. Começava com o Paul sozinho, tocando o pequeno ukelele, e na hora do solo entrava a banda toda. O Paul passava para o violão e a música crescia lindamente. Fora as imagens no telão, relembrando o beatle morto. Foi um belo momento".
Lúcio Mauro Filho (ator): "O trecho que mais gostei do show do Paul em São Paulo foi quando ele cantou 'Day Tripper'. Para mim foi o ponto alto. Desde que me entendo por gente sou fã dele. Meu irmão mais velho, Gilberto, é um beatlemaníaco. Minha música favorita é 'Fool on the Hill', e o disco dele que mais gosto é o 'Pipes of Peace'. Escutei até furar. Já fui a dois shows dele: o do Maracanã, em 1990, e o de São Paulo, no ano passado".

PAUL MCCARTNEY NO RIO

Quando
: domingo (22) e segunda-feira (23) - portões às 17h30, show às 21h30
Onde: Estádio João Havelange (rua Arquias Cordeiro, s/nº, Engenho de Dentro)
Quanto: R$ 340 (setor inferior oeste) - o restante está esgotado
Ingressos: pelo site www.ingresso.com
Censura: 14 anos