Topo

Fãs sobem ao palco no 2º e último dia de show de Paul McCartney no Rio

CARLA NEVES

Do UOL, no Rio

24/05/2011 03h29

O segundo e último dia de show de Paul McCartney no Engenhão, na zona norte Rio de Janeiro, foi especial. Que o digam as cerca de 45 mil pessoas que compareceram à apresentação do ex-beatle na noite desta segunda (23) no estádio carioca. Em clima de despedida da cidade maravilhosa, o músico começou a se apresentar pontualmente às 21h30 e, muito simpático, interagiu com o público do primeiro ao último minuto do espetáculo. Um dos pontos altos da apresentação foi quando Paul, após cantar “Lady Madonna”,permitiu que quatro adolescentes subissem ao palco para abraçá-lo. “Ela é uma amiga minha”, disse Paul, em inglês, ao ouvir da jovem Laura a declaração “I love you, Paul!”.

Além de abraçar uma a uma, Paul repetiu o nome das adolescentes à plateia e brincou repetindo o que cada uma dizia ao seu ouvido. “Ela está feliz!”, contou o ex-beatle ao receber um abraço apertado de Carolina. Em seguida foi a vez de Júlia e Mariana abraçarem Paul, que, mais uma vez, retribuiu o carinho e ainda autografou os cartazes que as meninas levavam a tiracolo.

Ao contrário do show de domingo (22), em que iniciou cantando a clássica canção “Hello, Goodbye", desta vez, Paul optou pela música “Magical Mystery Tour”. Entre as músicas que mais empolgaram o público presente no show de segunda, estavam “Live and Let Die” e "Eleanor Rigby". Entre uma canção e outra, Paul fez questão de tentar se comunicar em português e arriscou várias frases divertidas, como: “está tudo bem, galera?”, “e aí, carioca?” e “obrigado, Brasil! É bonito estar aqui com vocês no Brasil. Nós amamos vocês”.

Como no show de domingo, o ex-beatle dedicou canções a pessoas que fizeram parte de sua vida. Em "Here Today", ele contou que escreveu para seu amigo John. Já antes de tocar “Something” no ukulele, ele ofereceu a canção ao amigo George. “Esta próxima música é um tributo ao meu amigo George. George, George, George”, gritou Paul antes de homenagear George.

Se no palco Paul, de 68 anos, pareceu se divertir como um garoto de 18, na plateia, a sensação não era muito diferente. Embevecida com a performance do ex-beatle, a professora de inglês Reuja Abreu Anderson, de 55 anos, contou que viajou com um grupo de 19 amigos de Recife para o Rio de Janeiro só para assistir ao show do ex-beatle. “Sou muito fã dele. Numa escala de fanatismo de 1 a 10, sou 10”, elogiou a professora.

Tão beatlemaníaco quanto Reuja, o funcionário público Jadiel Messias, de 50 anos, lembrou a emoção que sentiu quando foi ao primeiro show de Paul no Rio, há 21 anos, no Maracanã. “Fui aos dois shows que ele fez no Rio em 1990. Fiz questão de vir de novo, 21 anos depois”, contou ele, que estava acompanhado da advogada Antônia de Fátima, de 53 anos, também fã de Paul.

Mas não foram só fãs anônimos que lotaram o Engenhão para assistir à apresentação de Paul. Fãs famosos, como Preta Gil, Sheron Menezes, Patrícia Pillar, Ciro Gomes, Jayme Matarazzo, Daniel de Oliveira, Vanessa Giácomo, Cissa Guimarães e Patrícia Poeta, entre outros, deram o ar da graça no show do músico. Acompanhada do marido, Amauri, e do filho, Felipe, de 9 anos, a jornalista Patrícia Poeta, de 34, disse que aproveitou a segunda-feira de folga para assistir novamente a um show do ex-beatle. “Fui a um show do Paul quando morava em NovaYork, faz uns oito anos. O Felipe era bem pequeno. Vim hoje com ele para cantarmos ‘Hey Jude’ juntos”, contou a jornalista antes de o show começar.

Após ouvir as mais de 30 canções do show de Paul, Cissa Guimarães comentou o que achou do espetáculo. “Nossa Senhora! Amei todas as músicas. Amei o show. Estava com o Rafael aí vendo, com o meu filho”, contou a atriz de 54 anos, emocionada, referindo-se ao filho, o músico Rafael Mascarenhas, que morreu atropelado aos 18 anos de idade, em julho do ano passado, em um túnel da zona sul carioca.

Veja as músicas que Paul McCartney tocou no segundo show no Rio de Janeiro:
 
"Magical Mistery Tour"
"Jet" (Wings)
"All My Loving" (The Beatles)
"Coming Up"
"Got to Get You into My Life"
"Sing The Changes" (The Fireman)
"Let Me Roll It" (Wings) / "Foxy Lady" (Jimi Hendrix)
"1985"
"Let 'Em In" (Wings)
"I'm Looking Through You"
"And I Love Her" (The Beatles)
"Blackbird" (The Beatles)
"Mrs Vandebilt" (Wings)
"Eleanor Rigby" (The Beatles)
"Something" (The Beatles)
"Band on the Run" (Wings)
"Ob-La-Di, Ob-La-Da" (The Beatles)
"Back in the U.S.S.R." (The Beatles)
"I've Got a Feeling" (The Beatles)
"Paperback Writer" (The Beatles)
"A Day in the Life" / "Give Peace A Chance" (The Beatles)
"Let It Be" (The Beatles)
"Live and Let Die" (Paul McCartney & Wings)
"Hey Jude" (The Beatles
 
bis
"Day Tripper" (The Beatles)
"Lady Madonna" (The Beatles)
"I saw her standing there"
 
bis 2
"Yesterday" (The Beatles)
"Helter Skelter" (The Beatles)
"Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band / The End" (The Beatles)