Topo

Ja Rule cancela participação no Urban Music Festival por falta de público

John Legend se apresenta com a banda The Roots no Urban Music Festival, na Arena Anhembi, em São Paulo (29/05/2011) - Fabiano Cerchiari/ UOL
John Legend se apresenta com a banda The Roots no Urban Music Festival, na Arena Anhembi, em São Paulo (29/05/2011) Imagem: Fabiano Cerchiari/ UOL

TAÍS TOTI

Colaboração para o UOL

30/05/2011 02h06

Alegando que “não iria tocar para um público de 200 pessoas”, como informou a produção do festival, Ja Rule foi o segundo cancelamento de última hora do Urban Music, após o anúncio na quarta-feira (25) de que Cee Lo Green não viria ao Brasil para o show. Após ter problemas no hotel, o rapper teve seu show transferido das 19h para 23h, como última atração do evento, porém o público esvaziou a Arena Anhembi, em São Paulo, neste domingo (29), depois da apresentação de John Legend & The Roots. 

Fechando o festival, a banda de hip hop e o cantor americano fizeram um repertório que não se restringiu ao álbum “Wake Up”, lançado em parceria em 2010, mas também inclui sucessos solo dos dois artistas e uma participação da cantora Ana Carolina. A brasileira cantou “Entreolhares (The Way You’re Looking At Me)”, dueto gravado com John Legend em 2009 para o álbum “N9ve”.

Com apenas dez minutos de atraso, o show começou às 21h40 com “Hard Times”, que também abre o disco “Wake Up”. As regravações de canções soul de protesto dos anos 1960 e 1970 do álbum ditaram o começo da apresentação, que também teve “Little Ghetto Boy” e “Compared To What”. Com “Save Room” e a aclamada “Green Light”, John Legend fez o primeiro momento solo, e participou de “Doin’ It Again” antes de ceder o palco para o The Roots esquentar o público com “The Seed (2.0)” e “You Got Me”, cantada com Jessica Wilson, que também fez os backing vocals no show.

O cantor volta ao palco para tocar a música mais conhecida pelo público brasileiro, “P.D.A. (We Just Don't Care)”, e comenta que o clipe foi gravado no Rio de Janeiro. Após “Wake Up Everybody”, primeiro single da parceria entre John Legend e The Roots, a banda faz uma versão de “Wake Up”, da banda indie canadense Arcade Fire, sem muita resposta do público.

Após a dramática “I Can’t Write Left Handed”, John Legend & The Roots voltam para o bis, mais uma vez dividindo o repertório com músicas solo. Além da participação de Ana Carolina, eles fecham com “Ordinary People”, de Legend, e “The Fire”, do Roots.

Subindo ao palco cinco minutos antes do previsto, às 19h55, por causa do então adiamento do show de Ja Rule, Emicida mostrou porque é um dos nomes de maior destaque do rap nacional. O cantor começou o show ao som de “Fuck You”, de Cee Lo Green, enquanto comentou sobre sua apresentação na Califórnia, no festival Coachella, em abril, e criticou a postura do americano em não vir ao Brasil.

As participações de Criolo, Rael da Rima e Fabiana Cozza animaram ainda mais o show, que teve homenagens a Chico Science & Nação Zumbi e ao passado do rap, num medley incluindo Racionais MC, Sabotage e Thaíde. Entre as músicas de suas duas mixtapes, Emicida cantou “Rua Augusta”, “Eu Gosto Dela”, “Vacilão” e “E.M.I.C.I.D.A.”.

Também se apresentaram no Urban Music Festival o grupo belga de música eletrônica Technotronic, que teve seu auge nos anos 1990, e os brasileiros Copacabana Club e Roots Rock Revolution.