Topo

Sharon Jones dança com fãs no palco e tira os sapatos no primeiro show dos Dap-Kings em São Paulo

Sharon Jones canta para fã durante show do Dap-Kings no BMW Jazz Festival, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (11/06/2011) - Letícia Lovo/UOL
Sharon Jones canta para fã durante show do Dap-Kings no BMW Jazz Festival, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo (11/06/2011) Imagem: Letícia Lovo/UOL

TAÍS TOTI

Colaboração para o UOL

12/06/2011 03h08

“Boa noite senhoras e senhores, nós somos os Dap-Kings”, disse o guitarrista Binky Griptite em razoável português assim que as cortinas do Auditório Ibirapuera, em São Paulo, se abriram, às 00h10, na madrugada de sábado (11) para domingo. “Isso é o máximo que meu português vai”, brincou, já em inglês, dando início à apresentação liderando os vocais.

Cada uma das duas backing vocals apresentou uma música antes que a estrela da noite, Sharon Jones, entrasse no palco, 15 minutos depois, com um vestido preto brilhante. Após arriscar o português perguntando “como vocês estão?”, ela começa cantando “If You Call”.

Após “Without A Heart”, um garoto tenta pegar a mão de Sharon Jones quando ela se aproxima da plateia, e ela logo o convida para subir no palco. “Venha, quero cantar para você”, diz, antes de protagonizar um momento quase romântico com o fã em “Give It Back”.

Em “When I Come Home”, Sharon Jones começa com os improvisos e balança o corpo deixando ainda mais difícil acreditar nos 55 anos da cantora. A banda toca “Window Shopping” e “She Ain't a Child No More”, ambas do álbum mais recente “I Learned The Hard Way”, antes de Sharon escolher quatro garotas para subirem ao palco em “How Do I Let A Good Man Down?”. A performance das fãs incluiu uma dança antes de descer do palco, com incentivo da cantora.

“I Learned The Hard Way” abre um momento mais intimista, seguido de "Mama Don't Like My Man", que começa apenas com Sharon, Binky e as Dapettes, antes da chegada do percussionista e do baixista Bosco Mann se arriscar na bateria. “I’m Not Gonna Cry” tem o último fã a subir no palco, dessa vez de maneira mais discreta, apenas dançando calmamente com a vocalista.

Sharon Jones explica que “a dança está em seu sangue” antes de tirar os sapatos para animadas coreografias. Mas ela volta a colocar o salto, justificando que “precisa guardar um pouco para amanhã”, já que se apresenta novamente no BMW Festival neste domingo (12).

Com a animada “100 Days, 100 Nights” Sharon Jones & The Dap Kings saem do palco. Não demora muito para uma das Dapettes incentivarem o público a chamar a estrela de volta, que apresenta a banda e termina em grande estilo, acrescentando que “não gostaria de se despedir”.

Sharon Jones & The Dap Kings se apresentam gratuitamente neste domingo (12) às 17h30 na parte externa do Auditório Ibirapuera. A banda é a grande atração do BMW Jazz Festival, e também toca no Rio de Janeiro no dia 14 de junho. A programação do evento também traz Wayne Shorter e Joshua Redman, entre outros.