Topo

Com álbum patriota, pai de Miley Cyrus quer voltar ao Brasil para fazer turnê e rever Chitãozinho e Xororó

Billy Ray Cyrus em foto de divulgação do disco "I"m American" (2011) - Divulgação
Billy Ray Cyrus em foto de divulgação do disco "I'm American" (2011) Imagem: Divulgação

FLÁVIO SEIXLACK

Da Redação

08/08/2011 06h00

Billy Ray Cyrus sempre teve sucesso nos projetos investidos ao longo de sua carreira. Primeiro, o cantor e compositor construiu um nome de respeito na música country --sua estreia em "Some Gave All", de 1992, tornou-se o disco mais vendido daquele ano nos Estados Unidos. Depois, ao lado da filha Miley Cyrus, atuou na série de TV "Hannah Montana", da Disney, que durou entre 2006 e 2011, e catapultou a jovem para o estrelato. Por fim, agosto marca a chegada de "I'm American" às lojas brasileiras, 12º  álbum do músico que completa 20 anos de carreira em 2012. A temática do novo trabalho é bem apropriada para um patriota como Billy Ray Cyrus: o orgulho que tem das tropas norte-americanas atuando no exterior.

  • Divulgação

    Capa do disco "I'm American", do cantor e compositor Billy Ray Cyrus (2011)

"I'm American" é um agradecimento aos soldados que "lutam pela liberdade". O disco tem participação de nomes da música country como Amy Grant e Jamey Johnson, e traz oito músicas, entre elas uma regravação de "Some Gave All", que fala sobre um veterano do Vietnã. Para acompanhar o lançamento, o cantor está participando do programa "Surprise Homecoming", no canal TLC, que mostra a volta dos soldados aos Estados Unidos e o reencontro com seus familiares.

Em entrevista exclusiva ao UOL, o músico norte-americano falou sobre "I'm American", opinou sobre a ocupação das tropas americanas no exterior e revelou como é a relação com a filha, a cantora e atriz Miley Cyrus.

UOL Música - Como nasceu "I'm American"?
Billy Ray Cyrus -
Começou com uma música que fiz em 1989, "Some Gave All". Vinte anos depois, fui encontrar os soldados que lutavam no Afeganistão e Iraque, e eles me pediram para tocá-la. Voltei para casa e regravei a canção como um agradecimento aos homens e mulheres uniformizados pelo serviço e sacrifício que fazem.

UOL Música - Este é um álbum bem patriota. Você acha que os Estados Unidos estão precisando de mais patriotismo nos dias de hoje?
Billy Ray Cyrus -
É a minha forma de dizer "obrigado" a todos que vestem nosso uniforme. E a participação de pessoas tão incríveis como Amy Grant, Jamey Johnson e Craig Morgan, ótimos músicos e compositores, mostra que eles também queriam agradecer às nossas tropas. O pensamento por trás desse disco foi mostrar gratidão.

O pensamento por trás desse disco foi mostrar gratidão a todos que vestem nosso uniforme

Billy Ray Cyrus

UOL Música - Qual a relação entre "I'm American"  e o programa "Surprise Homecoming"?
Billy Ray Cyrus -
No programa vemos em primeira mão soldados voltando para casa, ouvimos as histórias diretamente de seus filhos, mães e pais. E é uma experiência incrível que caminha lado a lado com a música. Mas há voltas para casa que são felizes e outras que são trágicas, de soldados que morreram por nosso país e por nossa liberdade. Em "I'm American" tive que cobrir os dois lados da história.

UOL Música - Como será a nova turnê, que começa em setembro?
Billy Ray Cyrus -
 É uma celebração, porque estou voltando para minhas origens, para o rock sulista. Estou muito ansioso para voltar para a estrada. Em breve irei para o Canadá filmar a sequência de "Christmas In Canaan" [filme de 2009 no qual Billy Ray é protagonista].

UOL Música - Tem planos de voltar ao Brasil?
Billy Ray Cyrus -
 Quero muito fazer uma turnê mundial em 2012 e voltar à América do Sul. Amei minhas experiências no Brasil, quero rever Chitãozinho e Xororó, fiz muitos amigos por aí. As pessoas no Brasil são maravilhosas, calorosas e têm muito coração e alma. Amo o país, estou muito ansioso para voltar.

Tenho sido um pai que precisa ver e ser parte dos sonhos de sua filha [Miley Cyrus], que têm se tornando realidade

Billy Ray Cyrus

UOL Música - E planos de gravar mais músicas com sua filha, Miley Cyrus?
Billy Ray Cyrus -
Estamos aproveitando a companhia um do outro. É muito bom ser pai dela e tê-la como amiga. Nossa comunicação é ótima, damos muitas risadas. Se você ouvir "Ready, Set, Don't Go", verá que ela resume tudo. Tenho sido um pai que precisa ver e ser parte dos sonhos de sua filha, que têm se tornando realidade. Fizemos um programa que tocou a vida das pessoas ao redor do mundo e queremos continuar a dar muitas e muitas risadas e a compartilhar nosso amor.

UOL Música - Você chegou a dizer que esse seria seu último álbum. É verdade?
Billy Ray Cyrus -
Não, não é verdade. Posso até ter dito isso, mas não foi para valer. Amo fazer música, fiz composições para um novo álbum, que vou gravar ainda este ano. É isso o que eu faço. Sou um cantor e compositor, e continuarei a fazer isso enquanto estiver vivo, porque me expresso através de minhas músicas.

Billy Ray e Miley Cyrus - "Ready, Set, Don't Go"