Topo

Incêndio causado por protestos em Londres destrói estoque de gravadoras independentes

Fogo destrói depósito de discos em Enfield, em Londres (8/8/2011) - Luke MacGregor/Reuters
Fogo destrói depósito de discos em Enfield, em Londres (8/8/2011) Imagem: Luke MacGregor/Reuters

Da Redação

09/08/2011 11h41

Muitos selos musicais independentes temem que tenham perdido todo o seu estoque em incêndio em um depósito de discos no norte de Londres, ocorrido na noite desta segunda-feira (8), reportou o site do jornal "The Guardian". O incêndio é resultado de onda de protestos, desencadeada pela morte de um homem pela polícia, atinge a capital britânica desde o último sábado (6).

O prédio onde fica o estoque da Pias Group, maior companhia de vendas, marketing e distribuição de música independente do Reino Unido, foi totalmente destruído. Localizado no bairro de Enfield, o armazém continha CDs, DVDs, entre outros produtos, e é propriedade da Sony.

Entre os selos distribuídos pelo grupo estão 4AD (TV On the Radio, Beirut), XL Recordings (Adele, Dizzee Rascal), Domino (Galaxie 500, Elliot Smith), Wall Of Sound (Grace Jones, Human League), Warp (Flying Lotus, Prefuse 73), entre outros.

Um comunicado no site da Pias diz: "Houve um incêndio na noite de ontem no depósito da SonyDADC que atende a distribuição da Pias na Inglaterra e Irlanda. A Pias está trabalhando com a SonyDADC na implementação de planos emergenciais. Trabalhadores da Pias em Londres e todas as demais áreas não foram afetados. Mais informações serão dadas em breve a todos nossos selos e parceiros".

O presidente da Beggars Groups (Cat Power e Yo La Tengo), Martin Mills, confirmou que seu grupo também tinha estoque no local, mas disse à revista "Music Week" que ele e outros grupos maiores devem ser menos afetados pelo desastre que os pequenos selos, porque eles tinham estoque também em outros locais. Mills classificou o incêndio como uma coisa "horrível" para a música independente.

Alex Kapranos, da banda Franz Ferdinand, tuitou: "Meus sentimentos para todos os selos que perderam seu estoque no incêndio da Pias".