Topo

Diretor do documentário "Pearl Jam Twenty" seleciona e comenta músicas da banda em álbum duplo especial

Da Redação

20/09/2011 19h35

Para acompanhar o lançamento do documentário "Pearl Jam Twenty", que será transmitido para vários países do mundo nesta terça-feira (20), o diretor Cameron Crowe ("Vanilla Sky") fez uma seleção de faixas que ele considera as mais importantes da banda.

TRAILER DO FILME ''PEARL JAM TWENTY''

No álbum duplo com 29 faixas, Crowe seleciona registros ao vivo de Pearl Jam, além de demos e faixas instrumentais inéditas.

Cada uma das músicas é comentada pelo cineasta no encarte, que contém fotos escolhidas por ele. O site da revista "Billboard" publicou algumas dessas explicações de Crowe.

"Alive" (de uma apresentação em Seattle em 22/12/1990)
Crowe: "Isso foi quando muitos dos amigos e familiars do grupo ouviram a banda pela primeira vez e no momento em que eles tocaram ‘Alive’ as pessoas olhavam para o lado".

"Why Go" (Hamburg Germany, 10/03/1992)
Crowe: "Um documento em tempo real de uma banda em busca de sua voz e uma plateia pioneira na descoberta ao mesmo tempo deles".

"Black" (Acústico MTV, 16/03/1992)
Crowe: "Vedder fecha os olhos, esquece das cameras e oferece um momento verdadeiramente estimutante… cantando uma das músicas mais pessoais".

"Do The Evolution" (Monkeywrench Radio, 31/01/1998)
Crowe: "A banda filmou as apresentações, a maior parte feita em uma sala pequena cheia de barulho grandioso".

"Given To Fly" (Instrumental, 2010)
Crowe: "[A música] foi escrita originalmente durante uma tempestade de neve pouco depois que McCready lutou contra algumas nevascas próprias".

"Better Man" (Nova York, 21/03/2010)
Crowe: "Um show do Pearl Jam em qualquer lugar do mundo frequentemente leva você a aum lugar como aquele capturado nessa gravação recente no Madison Square Garden".