Topo

"Não fiquei muito impressionado", diz produtor de "Nevermind" sobre a primeira vez que ouviu Nirvana

Kurt Cobain em gravação do "MTV Unplugged" do grupo Nirvana, em Nova York (18/11/1993) - Getty Images
Kurt Cobain em gravação do "MTV Unplugged" do grupo Nirvana, em Nova York (18/11/1993) Imagem: Getty Images

Da Redação

21/09/2011 13h41

Butch Vig, produtor de "Nevermind", confessou que não se impressionou com o Nirvana quando ouviu a banda pela primeira vez. Em entrevista à revista "Billboard", ele falou sobre sua relação com a música do grupo de Seattle antes das gravações do álbum de 1991.

"Jonathan [Poneman] da Sub Pop me enviou 'Bleach', o primeiro disco que o Nirvana lançou. Honestamente, não fiquei impressionado. Achei que o álbum era meio unidimensional -- exceto pela música 'About a Girl', que pra mim soava como uma composição Lennon/McCartney", disse.

Ele também revela a origem do quebra-quebra de instrumentos nos shows do Nirvana. Tudo começou em um show em Chicago, quando Dave Grohl disse que odiava a bateria que estava tocando. "Eu disse: 'Bem, seu empresário está aqui, então por que você não a quebra e eles vão ter que te dar uma nova bateria'. Acho que foi a primeira vez que eles quebraram a bateria de Dave no final da noite e a arrastaram pelo palco", conta, concluindo que a estratégia deu certo e Grohl conseguiu uma nova bateria no dia seguinte.

Sobre o clima durante as gravações de "Nevermind", clássico do Nirvana que completa 20 anos em 2011, Butch Vig disse que era difícil lidar com as alterações de humor do líder Kurt Cobain. "Ele era extremamente bipolar e você nunca tinha ideia de como ele iria estar em qualquer momento. Mas eles eram muito focados e ensaiavam bastante". 

No dia 27 de setembro chega às lojas uma edição de luxo com mixagem alternativa feita pelo produtor Butch Vig. O relançamento de "Nevermind" também contém lados b ao vivo e em estúdio e as demos gravadas no Smart Studios, além dos registros na BBC Sessions e do show no Paramount Theatre, em Seattle, em 1991.