Topo

Em São Paulo, Nick Jonas causa histeria adolescente em primeiro show de turnê brasileira

FLÁVIO SEIXLACK

Da Redação

22/09/2011 00h55

O Via Funchal parecia relativamente calmo, ainda que quase cheio, antes de receber sua principal atração na noite desta quarta-feira (21). Parecia, pois quando as luzes da casa se apagaram, pontualmente às 21h, uma impressionante histeria tomou conta dos brasileiros, com gritos praticamente ensurdecedores preenchendo o ambiente enquanto o cantor e compositor norte-americano Nick Jonas e os membros de sua banda, The Administration, subiam ao palco.

O músico surgiu com uma bandeira do Brasil em mãos e suas primeiras palavras e cumprimentos foram indecifráveis graças aos berros do público formado em sua grande maioria por adolescentes e pré-adolescentes do sexo feminino --alguns acompanhados de seus pais. Integrante do grupo Jonas Brothers --que passou pelo Brasil no ano passado--, Nick Jonas traz ao país a turnê de "Who I Am", álbum lançado no começo de 2010.

Embora Nick tenha dito em entrevista ao UOL Música que sua intenção com o trabalho solo era a de fazer um disco de blue-eyed soul, a sonoridade das canções, especialmente ao vivo, fica mais próxima do funk e da música pop. A boa voz do músico é amparada --e às vezes até encoberta-- pela ótima banda que o acompanha, ainda que nem todos os músicos que gravaram "Who I Am" tenham vindo para a turnê na América Latina.

As jovens garotas, algumas aos prantos, gritavam a cada nova frase de Nick que, simpático, agradeceu a todo momento a presença do público e fez questão de recolher todas as rosas jogadas no palco. Talvez por conta da exagerada empolgação e emoção, algumas pessoas chegaram a passar mal e tiveram que receber atendimento médico.

O repertório do show na capital paulista foi praticamente baseado no álbum "Who I Am", mas algumas surpresas apareceram na apresentação, como por exemplo os covers "Yellow", do Coldplay, "I Saw Her Standing There", dos Beatles, "Just The Way You Are", de Bruno Mars e "Just In Love", de seu irmão Joe Jonas. Além disso, Nick presenteou o público paulistano com a inédita "Collide", que foi bem recebida. Entre as faixas do trabalho com o The Administration apareceram "Rose Garden", "Last Time Around", "State of Emergency" e "Stronger (Back On The Ground)", entre outras.

Mas Nick não deixou de fora canções dos Jonas Brothers ("SOS", "Fly With Me", "Lovebug") e ainda tocou duas músicas dos filmes "Camp Rock", da Disney, como "Gotta Find You" e "Introducing Me". Para algumas dessas canções, o cantor recebeu no palco os integrantes do Ocean Grove, banda de abertura nos shows brasileiros e que costuma acompanhar os Jonas Brothers. Quem também deu as caras para um breve cumprimento foi o pequeno Frankie Jonas, o irmão mais novo de Nick.

O show teve seu fim pouco depois das 22h30, com a execução do single "Who I Am" debaixo de muita gritaria. O jovem texano, que já tornou pública sua vontade concorrer à presidência dos Estados Unidos no futuro, pode deixar o palco com a certeza de que o cargo estaria mais do que garantido se dependesse apenas do voto das fãs adolescentes brasileiras.

Veja a lista das músicas tocadas por Nick Jonas em São Paulo:

"Last Time Around"
"State of Emergency"
"Inseparable"
"SOS"
"Yellow" (Coldplay)
"A Little Big Longer"
"Conspiracy Theory"
"Rose Garden"
"Gotta Find You" (Camp Rock)
"Introducing Me" (Camp Rock)
"I Saw Her Standing There" (Beatles)
"Just The Way You Are" (Bruno Mars)
"Just In Love" (Joe Jonas)
"BB Good/Still In Love With You"
"Collide"
"Fly With Me"
"Lovebug"
"Stronger (Back On The Ground)"
Bis
"Stay"
"Who I Am"