Topo

Em nova turnê, Clapton privilegia blues antigos e longos improvisos

FILIPE MAIA

Colaboração para o UOL

07/10/2011 07h38

Na quinta-feira (6), o cantor e guitarrista inglês Eric Clapton iniciou sua turnê pelo Brasil em Porto Alegre, no Estacionamento da Fiergs. O show começou pontualmente às 22h, com parte do público ainda chegando ao local devido aos problemas de congestionamento na capital gaúcha.

Logo nas primeiras canções, pode-se perceber que a escolha do local para a apresentação não foi adequada. Com repertório mais intimista do que aquele apresentado há dez anos no Brasil, Clapton, que é polido no trato com a platéia, fez uma apresentação para se assistir sentado, em ambiente com menores dimensões. Prova disso foi a impaciência da plateia que lotou a pista mais distante do palco em alguns momentos da apresentação.

A primeira canção foi "Goin’ Down Slow". Depois vieram "Key to the Highway" e "Hoochie Coochie Man". Em 'Old Love", o guitarrista fez um solo belíssimo, seguido de longo improviso dos músicos que formam sua banda: Steve Gadd (baterista), Willie Weeks (baixista), Chris Stainton (pianista), Tim Carmon (tecladista), Sharon White e Michelle John (cantoras de apoio).

Falando em banda, cabe ressaltar que Carmon foi o grande destaque da noite. Em muitos de seus solos, o tecladista chamou mais a atenção que o próprio Clapton, principalmente quando utilizava um sintetizador.

Após "Tearin’ Us Apart", o cantor sentou-se e iniciou um set acústico com "Driftin Blues" e "Nobody Knows You (When You're Down and Out)". Ainda sentado, pegou sua guitarra e iniciou "Lay Down Sally" e "Layla" – essa última, a versão que ele gravou recentemente com o trompetista Wynton Marsalis.

O público se empolgou de verdade no final do show, quando Clapton, novamente de pé, tocou as primeiras notas de "Badge". "Wonderful Tonight" foi o momento obrigatório para o chamego entre os casais e uma versão estendida de "Cocaine" encerrou o show. A banda voltou ao palco para o bis com o blues "Crossroads", fechando a apresentação em pouco mais de uma hora e quarenta minutos.

Clapton continua sua turnê pelo Brasil nos dias 9 e 10, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e no dia 12 de outubro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo.

Setlist

"Goin' Down Slow"
"Key To Highway"
"Hoochie Coochie Man"
"Old Love"
"Tearin´ Us Apart"
"Driftin' Blues"
"Nobody Knows You When You're Down and Out"
"Lay Down Sally"
"When Somebody Thinks You're Wonderful"
"Layla"
"Badge"
"Wonderful Tonight"
"Before You Accuse Me"
"Little Queen of Spades"
"Cocaine"

Bis
"Crossroads"