Topo

Titãs experimenta novos gêneros, músicas inéditas e nostalgia em SP

Paulo Miklos, Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto durante show em SP (28/10/11) - Monalisa Lins/UOL
Paulo Miklos, Sérgio Britto, Branco Mello e Tony Bellotto durante show em SP (28/10/11) Imagem: Monalisa Lins/UOL

TAÍS TOTI

Da Redação

29/10/2011 11h07Atualizada em 29/10/2011 15h01

Com o peso de quase 30 anos de carreira e já sem metade dos integrantes, o Titãs parece não saber muito bem que caminho seguir de agora em diante. As novas músicas apresentadas nesta sexta (28) no Citibank Hall em São Paulo, em "caráter experimental", denunciam uma banda indecisa entre continuar o trabalho recente, mais pop, voltar ao rock sujo do começo da carreira ou mesmo testar gêneros diferentes.

O show faz parte de "Futuras Instalações", nova turnê que mistura sucessos e testa as faixas que estão sendo feitas para o próximo álbum da banda, ainda em produção. A primeira inédita, uma música com pitada de ska chamada "Morto Vivo", é bem recebida pelo público. Para explicar a estranha "Caminho de Itacaraí", Paulo Miklos relembra um dos primeiros shows da banda, quando tocaram o bolero "Sonífera Ilha" para um público de hard rock, e convida a audiência para "mais uma dessas ocasiões".

O Titãs faz questão de deixar claro que as novas músicas ainda são um trabalho em progresso, avisando que não decoraram as letras e que os arranjos mudaram no dia anterior. Eles acertam ao mostrar que ainda estão experimentando e trabalhando novas sonoridades, mas o resultado nem sempre é positivo, como em "Tradição", "mais uma que vocês não conhecem e a gente não sabe tocar direito", com recepção menos calorosa. A talkingheadiana "Fala Aí, Renata" traz a agressividade do Titãs de início de carreira, mas ainda assim causa certa estranheza.

Nada que incomode o educado público, que não economiza na hora de apoiar a banda. Apesar das quatro inéditas, a reação mais fria foi mesmo em "Deixa Eu Entrar", parceria com Andreas Kisser incluída no último disco, "Sacos Plásticos", e na cover de "À Minha Maneira" da banda portuguesa Xutos e Pontapés, com quem dividiram o palco no Rock in Rio.

NOSTALGIA
Em "Futuras Instalações", a banda -- agora apenas com Paulo Miklos, Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto -- também traz pequenas mudanças em canções conhecidas: "Homem Primata" é quase um ska e "Pra Dizer Adeus" tem ares de country.

A primeira parte do show é marcada por sucessos mais pop do Titãs, como a versão para "Aluga-se", "Pra Dizer Adeus" e "Epitáfio". Com "Cabeça Dinossauro" eles dão início a uma viagem nostálgica aos hits mais pesados e sujos dos anos 1980, como a punk "Polícia", "Porrada" e "O Pulso". "Direto de 1986, um pouco mais de gritaria para vocês", anunciou Sérgio Britto antes de "AA UU".

Melhor seria se fosse atendido o pedido da plateia, que logo no começo do show gritava "libera a pista" em protesto à predominância das mesas, que ocupavam quase todo o espaço do Citibank Hall. Mesmo sendo uma banda com sucessos a ponto de empolgar o público já nos primeiros acordes, foi só em "Bichos", última música antes do bis, que os fãs mais privilegiados levantaram das cadeiras.

A própria banda parecia mais empolgada ao relembrar canções antigas -- ou talvez o contraste seja apenas por conta do nervosismo em mostrar as músicas novas, revelado por Branco Mello perto do fim do show. "Família" veio com trecho do clássico tropicalista "Panis et Circenses", e antes de fechar a apresentação com "Marvin", o Titãs mostrou uma acelerada "Televisão".

"Essa música é exatamente o começo de tudo. A gente tocava naquela época e nunca mais tocou", disse Branco, dando a entender que 2012 pode vir não só com disco novo, mas com comemorações nostálgicas dos 30 anos de banda.

Setlist

"Lugar Nenhum"
"Aluga-se"
"À Minha Maneira"
"Diversão"
"Sonífera Ilha"
"Homem Primata"
"A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana"
"Morto Vivo"
"Flores"
"Caminho de Itacaraí"
"Pra Dizer Adeus"
"Epitáfio"
"Go Back"
"Tradição"
"Comida"
"Cabeça Dinossauro"
"Porrada"
"O Pulso"
"Deixa Eu Entrar"
"Fala Aí, Renata"
"Vossa Excelência"
"AA UU"
"Polícia"
"Bichos"

Bis
"Família"
"Televisão"
"Marvin"