Topo

Em novo disco, Marisa Monte traz tranquilidade e letras sobre encontros, paixões e bem viver; veja faixa-a-faixa

Marisa Monte dança com Anderson Silva no clipe de "Ainda Bem", divulgado neste domingo (25/9/2011) - Reprodução
Marisa Monte dança com Anderson Silva no clipe de "Ainda Bem", divulgado neste domingo (25/9/2011) Imagem: Reprodução

RONALDO EVANGELISTA

Colaboração para o UOL

31/10/2011 17h19

O título do novo álbum de Marisa Monte, "O Que Você Quer Saber de Verdade", não é uma pergunta. Cheio de tranquilidades, placidez e letras sobre encontros, paixões, paz e bem viver, mesmo quando triste, é um disco que segue o caminho de Marisa de fazer música ampla de referências e ao mesmo tempo simples. Ouvimos as 14 canções do álbum, que chega nesta segunda-feira (31) às lojas, e notamos os destaques em um faixa-a-faixa.

1) "O Que Você Quer Saber de Verdade"
Com arranjo delicado levado por ukulele e cordas, a faixa que dá título e abre o disco é parceria de Marisa com seus colegas Tribalistas Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes e foi gravada originalmente por Arnaldo, em seu álbum "Qualquer", de 2006 (clique aqui para ouvir). Segundo a cantora, a música é "sobre a busca individual da felicidade, desejo e liberdade". A faixa foi a segunda do novo álbum a ganhar vídeo, com Marisa caminhando pelo Rio com efeitos visuais similares à arte de capa do disco.

Marisa Monte - "O Que Você Quer Saber De Verdade"

2) "Descalço no Parque"
Terceira regravação de Jorge Ben pela cantora (antes havia feito "Cinco Minutos" no disco "Memória, Crônicas e Declarações de Amor" de 2000 e "Balança Pema" no disco "Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão" de 1994), a valsa-jazz originalmente lançada no segundo álbum de Jorge, "Ben é Samba Bom" de 1964 (clique aqui para ouvir), aqui aparece como um dos melhores momentos do álbum novo de Marisa. O som do órgão hammond se destaca em sua discrição, Domenico Lancellotti toca bateria e o arranjo de cordas é do californiano Miguel Atwood-Ferguson, que toca com o músico experimental Flying Lotus e em 2009 realizou o show orquestral "Suite for Ma Dukes" dedicado ao rapper J. Dilla.

Continua após publicidade

3) "Depois"
Outra parceria de Marisa com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown. Baladinha no piano com detalhes de órgão e cordas, com som de Marisa Monte habitual. A base foi gravada por Lúcio Maia, Dengue e Pupillo, da Nação Zumbi, e as cordas também são de Atwood-Ferguson. A letra versa sobre um fim de amor, entre a tristeza e a vontade de se melhorar: "quero que você seja feliz / hei de ser feliz também".

4) "Amar Alguém"
Parceria inédita de Marisa Monte com Arnaldo Antunes e o baixista e multiinstrumentista Dadi (que produziu o álbum com ela), a faixa é outra balada singela no estilo de Marisa. A letra é quase uma resposta à anterior: "amar alguém só pode fazer bem / não há como fazer mal a ninguém". No violão, aparece Jesse Harris, autor de hits de Norah Jones. O arranjo segue delicado, sem bateria e com vocais da própria Marisa ao fundo, levado por piano e sanfona.

5) "O Que Se Quer"
Canção escrita por Marisa com Rodrigo Amarante, músico de formações como Los Hermanos, Little Joy, Orquestra Imperial e da banda de Devendra Banhart. Juntos, cantam forrozinho suave, destaque do novo álbum, com ele tocando quase todos os instrumentos: violão, baixo, percussão, viola, teclado, drum machine. Pupillo toca bateria e a sanfona é tocada por Waldonys, acordeonista virtuose elogiado por Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
 
6) "Nada Tudo"
Composição de André Carvalho, jovem filho de Dadi que já teve música gravada por Maria Gadú e que lançou no começo do ano seu primeiro CD, "Tempo do Tanto", que inclui a canção aqui relida por Marisa. Bom momento do disco, com arranjo que inclui bandolim tocado por Dadi e belo solo de sanfona de Waldonys.
 
7) "Verdade, Uma Ilusão"
Outra parceria de Marisa com os Tribalistas Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, já gravada por Brown no álbum "Diminuto", de 2010. Singela canção de se apaixonar e sobre como cada um vê as coisas a seu modo, com violãozinho bossa-jazz, Pupillo e Marisa tocando bateria e arranjo de clarinete e violino de Atwood-Ferguson.
 
8) "Lencinho Querido"
Antigo tango de Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza, em versão em português gravado anteriormente em 1956 por Dalva de Oliveira, grande cantora do Trio de Ouro, famoso nos anos de 1940. O drama carrega um pouco de amor em sua leveza e o arranjo de cordas é de Gustavo Mozzi, do coletivo argentino Café de Los Maestros. Belo momento.

9) "Ainda Bem"
Escrita por Marisa e Arnaldo Antunes, canção simples e letra que fala de encontrar um amor. Foi o primeiro vídeo do disco, protagonizado pela cantora com o lutador de MMA Anderson Silva. A base musical cruza músicos da Nação Zumbi com entonações de faroeste italiano com o argentino Gustavo Santaolalla e trompete de gosto mariachi. 

 
10) "Aquela Velha Canção"
Balada composta pela cantora e Carlinhos Brown, com suave gosto de brega setentista: "não vou te mandar pro inferno porque eu não quero / e porque fica muito longe daqui". Base gravada em São Paulo pelo núcleo da Nação Zumbi e com arranjos de cordas de Greg Cohen registrado em Nova York.

11) "Era Óbvio"
Mais uma balada de amor, inédita, escrita por Marisa e Arnaldo Antunes e levada por cordas (arranjo de Greg Cohen) e a base da Nação, com participação do tecladista dos Beastie Boys, Money Mark. A letra conta de se descobrir apaixonada: "agora que eu sei o que eu sentia / e que você também queria / resolvi te procurar".

12) "Hoje Eu Não Saio, Não"
Mais uma com gostinho de forró, ritmo sacudido com palmas e o acordeão de Waldonys, parceria de Arnaldo Antunes com os músicos de sua banda Marcelo Jeneci, Betão Aguiar e Chico Salem, destaque do disco. A letra bem humorada decreta a vontade de não trocar o sofá por nada: "hoje eu vou ficar em casa, neném". A base foi gravada pelo trio da Nação Zumbi e Gustavo Santaolalla participa.

13) "Seja Feliz"
"Seja feliz com seu país / seja feliz sem raiz, seja legal com seu amor / seja legal sem pudor, seja gentil com sua figura / seja gentil sem frescura" diz a letra dessa parceria inédita de Marisa com Arnaldo Antunes. Animada, é levada por ukulele (tocado por Marisa e Dadi), baixo agitado e beats, com refrão de tchururu e trompete.

14) "Bem Aqui"
A canção que fecha o álbum é uma bonita composição de Dadi com Arnaldo Antunes, gravado pelo baixista e produtor em álbum lançado no Japão e Estados Unidos em 2010. Tranquila e leve, sem bateria, tem participação de Daniel Jobim no piano.

 

publicidade