Topo

Músico do Tedeschi Trucks Band diz que será um desafio tocar blues rock no festival SWU

O grupo Tedeschi Trucks Band com Derek Trucks e Susan Tedeschi à frente - Divulgação
O grupo Tedeschi Trucks Band com Derek Trucks e Susan Tedeschi à frente Imagem: Divulgação

FLÁVIO SEIXLACK

Da Redação

01/11/2011 16h09

Após muitos anos cultivando respeitadas carreiras individuais, o casal Derek Trucks e Susan Tedeschi resolveu unir sua experiência para formar a Tedeschi Trucks Band. O grupo, que lançou seu disco de estreia em 2011, vem ao Brasil para uma apresentação única no palco principal do festival SWU, no dia 13 de novembro.

Com 11 experientes integrantes, o Tedeschi Trucks Band mistura blues, soul e rock do sul dos Estados Unidos, formando um som conciso e bem executado. No palco do evento em Paulínia, a banda vai tocar as canções do elogiado "Revelator", que foi produzido por Jim Scott, engenheiro de som vencedor do Grammy, e que chega às lojas brasileiros na segunda quinzena deste mês.

  • Reprodução

    Capa do disco "Revelator", da Tedeschi Trucks Band (2011)

Por telefone, o guitarrista Derek Trucks falou ao UOL Música sobre o novo disco, a experiência de ter uma banda com sua esposa e o desafio de fazer parte de uma das únicas atrações de blues rock do festival SWU.

UOL Música – Como será essa apresentação?
Derek Trucks –
É uma banda sensacional e os shows estão cada vez melhores. Com tanto talento assim no mesmo grupo, isso é uma coisa que a gente não precisa se preocupar. O problema é sempre todo o resto, como a viagem. Mas quando subimos no palco, tudo funciona bem.

UOL Música – Conhece fãs brasileiros da Tedeschi Trucks Band?
Derek Trucks –
Sim, só não sei dizer quantos são. Já tive contato com pessoas pela internet e estou empolgado para esse encontro, para conversar com eles depois do show. Nunca tocamos aí, será uma nova experiência.

UOL Música – Qual sua opinião sobre o blues e o rock sulista norte-americano atualmente? Há boas bandas?
Derek Trucks –
Há algumas. Eu cresci ao redor dessa cena, mas não sei se o som que a gente faz pertence a ela. Acho que é um misto disso tudo: blues, jazz e folk de todos os tipos.

UOL Música – Será um desafio tocar no SWU com uma das únicas atrações de blues rock?
Derek Trucks –
Sim, e gostamos desse desafio. Uma das coisas mais legais em estar em uma banda é poder fazer turnês, porque assim as pessoas ouvem o nosso som. Acho que a musicalidade e o talento dos integrantes do grupo falam por si só. Não é preciso ter muito conhecimento para gostar. Acho que é ótimo ser uma das únicas bandas que fazem o que a gente faz.

UOL Música – Você e Susan têm carreiras individuais de respeito. Depois de tanto tempo deu um frio na barriga com o lançamento de "Revelator"?
Derek Trucks –
Com certeza. É um novo projeto, uma nova experiência. Estou muito feliz com o disco e com a banda. Temos feito muitos shows nos últimos meses e a cada semana fica melhor. Faz você achar que está no caminho certo, porque nem sempre é assim. Às vezes a turnê vira um peso nas costas e alguns shows ficam ruins.

UOL Música – Como é gravar, tocar e fazer shows com sua esposa? Quais os prós e os contras?
Derek Trucks –
Acho que a melhor coisa é estar sempre junto, porque antes disso, com nossos projetos individuais, a gente não se via muito. E acho que a pior coisa provavelmente também é estar sempre junto. Nos conhecemos muito bem, estamos juntos há dez anos. A gente esperou ter a certeza de que estava pronto antes de fazer uma banda juntos e tem sido uma benção toda essa experiência.