Topo

Arqueólogo inglês quer transformar grafite de integrante do Sex Pistols em marco nacional

Jonny Rotten integrante da banda Sex Pistols  - TV Cultura/Divulgação
Jonny Rotten integrante da banda Sex Pistols Imagem: TV Cultura/Divulgação

Da Redação

23/11/2011 11h48

O professor John Schofield, membro do Departamento de Arqueologia da Universidade de York, na Inglaterra, começou uma campanha para transformar em marco nacional o grafite feito por Johnny Rotten, dos Sex Pistols, em um flat londrino em 1975.

"A imprensa uma vez afirmou que as primeiras gravações dos Beatles descobertas na BBC foram o mais importante achado arqueológico desde a tumba de Tutankamon. O grafite dos Sex Pistols na Denmark Street certamente se equipara a isso e, para mim, supera", disse Schofield ao jornal "Daily Telegraph".

Ele garante que o edifício onde foi feito o grafite é importante o suficiente para ganhar uma "blue plaque", placa azul usada no Reino Unido para determinar marcos históricos, explicando a relação dos locais com pessoas e eventos famosos. De acordo com o site NME, a proposta está sendo analisada pela English Heritage, responsável pelas placas azuis.

O grafite de Johnny Rotten, cujo nome verdadeiro é John Lydon, traz oito desenhos que retratam ele mesmo e outros membros do Sex Pistols, incluindo o empresário Malcolm McLaren.