Disco com lados B de "Achtung Baby" traz boas raridades do U2; ouça
Com a decadência da indústria da música, motivada pelo aumento incessante da pirataria, as gravadoras tiveram que apelar para o fetiche da raridade musical: oferecer ao público, em nova embalagem, canções que antes só eram encontradas em singles. Com isso, virou moda o relançamento de edições remasterizadas de clássicos dos anos 1980 e 1990, com vasto material extra, como é o caso do lendário álbum "Achtung Baby" do U2, que no último dia 19 completou 20 anos de lançamento.
O UOL Música teve acesso ao CD extra que vem com a edição Deluxe do álbum para verificar se o material realmente vale a audição ou se estamos, na ânsia do consumo, comprando lixo musical inacabado. Pelo menos neste caso, não parecer ser o caso.
O disco de raridades tem não apenas ótimos remixes de “Mysterious Ways”, “The Fly” e a versão usada na abertura da turnê “360º” de “Even Better than the Real Thing”, como canções quase inéditas que provavelmente foram cortadas do álbum original por questões de formato (na época, “Achtung Baby” era comercializado em vinil duplo).
Entre elas, estão “Lady With the Spinning Head”, que segundo relatos das gravações deveria estar no álbum, mas acabou virando lado B após originar “The Fly”, “Ultraviolet” e “Zoo Station”. As semelhanças com “The Fly”, aliás, são evidentes no solo final de guitarra dessa faixa. Nessa mesma leva, aparecem “Blow Your House Down” e “Salomé”, originalmente presente no single de “Even Better Than the Real Thing”.
Outra surpresa do disco são os covers de “Satellite of Love”, de Lou Reed, “Paint in Black”, dos Stones, em versão bem aquém da original, e “Night and Day”, de Cole Porter, em um ótimo remix de bases eletrônicas que foi lançado no álbum “Red Hot + Blues” de 1990.
Mas claro que há um pouco de material redundante e fora de contexto entre as “raridades”. Um deles é a versão “radio edit” de “Even Better than Real Thing”. Outro é a instrumental “Alex Descends Into Hell for a Bottle of Milk/Korova”, uma faixa produzida por Bono e The Edge para uma versão musical de “Laranja Mecânica”, que embora nada tenha a ver com o disco, mantém a musicalidade electrorock de “Achtung Baby”. Outra faixa dispensável é o “Temple Bar Remix” de “Who´s Gonna Ride Your Wild Horses”, também bem aquém da original.
É importante lembrar que a qualidade desse material todo só existe devido ao contexto da própria indústria musical da época, que podia investir na produção de material que nem sempre seria oferecido comercialmente em larga escala, mas que podia enriquecer os então populares singles. Muito diferente do que acontece com as péssimas e mal acabadas versões demo que vazam na internet, que apenas evidenciam o quanto se trabalha com rascunhos musicais ultimamente.
Clique aqui e ouça na íntegra o álbum de raridades da versão Deluxe de "Achtung Baby", cujo encarte agora vem com um enorme "X" vermelho sobre a foto que antes exibia a genitália de Adam Clayton.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.