Topo

"Sempre tive a sensação de estar raspando o fundo do tacho", diz Leonard Cohen sobre processo de composição

Leonard Cohen participa de evento em Nova York (17/06/2010) - Getty Images
Leonard Cohen participa de evento em Nova York (17/06/2010) Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/01/2012 09h15

Dois dias depois de divulgar a canção "Going Home", do álbum "Old Ideas", que será lançado no dia 31 de janeiro, o músico Leonard Cohen foi entrevistado na noite desta quarta-feira (18), em Londres, pelo vocalista do Pulp, Jarvis Cocker, informou o site NME.

Na conversa realizada no The May Fair Hotal, Cohen falou sobre o processo de compor canções. "Eu nunca tive uma estratégia, sempre tive a sensação de estar raspando o fundo do tacho para conseguir uma canção...Nunca senti que estava em frente a uma mesa de buffet, com uma infinade de opções", declarou o músico, cujo último álbum, "Dear Heather", foi lançado em 2004.

"Existem pessoas que trabalham a partir de um sentimento de abundância, e eu adoraria ser uma delas, mas eu não sou", afirmou ele, que arrancou risadas da multidão que assistia ao bate-papo entre os dois artistas.

Cocker ainda questionou Cohen sobre seu tom de voz único que, para o líder do Pulp, "está ficando cada vez mais profundo". Cohen, novamente em tom de brincadeira, disse que é isso o que acontece com pessoas que abandonam o cigarro, mas que não vê a hora de completar 80 anos para voltar a fumar. O músico tem 77 anos.

O vocalista do Pulp ainda quis saber se as velhas ideias do álbum "Old Ideas" são tão velhas assim. "Elas têm aproximadamente 2614 anos, algumas são ainda mais velhas, outras, mais novas", brincou Cohen.

O álbum, que é o 12º da carreira do artista, que lançou seu primeiro trabalho em 1967, conta com a produção de Patrick Leonard, Thomas Anjani, Ed Sanders e Dino Soldo e as características backing vocals Dana Glover, Robinson Sharon.

Ouça "Darkness" e assista ao vídeo de "Show me the Place"