Cristiano Araújo, sertanejo novato que já é famoso no Google, tenta explicar sucesso da música "Efeitos"
Em dezembro do ano passado, o Google divulgou uma série de listas, chamada de "Zeitgeist", com os termos mais buscados em seu site durante 2011. Na categoria das letras de músicas mais procuradas no Brasil, ao lado de artistas consagrados como Paula Fernandes e Luan Santana, estava o "quase desconhecido" Cristiano Araújo, na terceira posição, com a canção "Efeitos".
O jovem de 26 anos, nascido em Goiânia, canta desde os 9 anos de idade. E, até abril do ano passado, era um anônimo inclusive no meio sertanejo. Sem gravadora, investidor ou escritório de peso, Cristiano gravou um DVD modesto no início de 2011, que trazia "Efeitos" como principal aposta. Em agosto, o cantor ficou em segundo lugar na disputa do "Garagem do Faustão" e, por causa da música, abriu o primeiro dia do Sertanejo Pop Festival, em São Paulo. Na canção, há a participação de Jorge, da dupla Jorge & Mateus.
"Quando eu vi a notícia do Google, foi um susto. Só artista grande, que está na televisão, e eu fiquei na frente de muita gente. E não tem como você falar que aquilo ali está errado. Se saiu ali na lista, é porque realmente as pessoas foram atrás da música", conta Cristiano.
Sem nenhum trabalho de divulgação que se compare ao dos artistas sertanejos do primeiro escalão, a canção não figura na lista de mais tocadas nas rádios em 2011, mas não fica de fora do repertório das boates e festas sertanejas. Nem mesmo Cristiano, que também é compositor da música, sabe explicar ao certo o sucesso da canção, mas aposta na questão da linguagem.
AS 10 LETRAS NACIONAIS MAIS BUSCADAS NO GOOGLE
"Pra Você" (Paula Fernandes) |
"Um Beijo" (Luan Santana) |
"Efeitos" (Cristiano Araújo) |
"Não Precisa" (Paula Fernandes) |
"Não Precisa" (Paula Fernandes) |
"Teus Segredos" (Fernando e Sorocaba) |
"Clichê" (Sorriso Maroto) |
"Planos Impossíveis" (Manu Gavassi) |
"Sensações" (Paula Fernandes) |
"Pôneis Malditos" (jingle comercial) |
"Acho que a gente consegue passar a mensagem, o sentimento, de uma forma que as pessoas gostam e entendem. 'Efeitos' é uma composição minha, do Raynner Sousa, do Vitor Lima e do Didi Latino. Toda música que eu escolho gravar é pelo coração, pelo sentimento, e não porque eu acho que pode dar certo ou não. Tenho a impressão de que o sucesso de 'Efeitos' é por conseguir passar de uma forma certa o sentimento que eu quis passar", comenta.
"A gente não tinha estrutura pra fazer lançamento nacional, colocar em todas as rádios, como funciona um lançamento hoje. A música andou muito sozinha, entrou em outros estados sem a gente perceber. Tem lugar que eu vou fazer show, longe de Goiás, que eu chego lá e está lotado, com todo mundo cantando a música".
Ainda na tentativa de explicar o sucesso da música, o cantor não nega que a participação do cantor Jorge ajudou na divulgação. Conhecidos de longa data, os cantores têm uma forma semelhante de cantar, o que confundiu muita gente quando a "Efeitos" começou a ser trabalhada.
"A participação do Jorge foi muito legal, ajudou também a abrir as portas, já que no ano anterior eu só tocava nos bares ainda. O Mateus tinha compromisso no dia da gravação, então acabou indo só o Jorge. A gente já se conhece há algum tempo, antes mesmo de ele formar dupla, mais de cinco anos atrás. Eu tinha uma dupla chamada Cristiano e Gabriel, e quando a gente se apresentava em Itumbiara (GO), o Jorge, sozinho, ia lá para dar uma canja com a gente", conta.
Com a repercussão de "Efeitos", o cantor agora negocia com a Som Livre o lançamento de seu novo DVD, que tem gravação marcada para a próxima quarta-feira (8), em Goiânia. Além do interesse da gravadora, as consequências do sucesso da música podem ser vistas também no valor dos shows, que já chega aos R$ 80 mil por apresentação.
"De 2010 pra 2011 eu não posso nem dizer que teve um aumento de shows, porque antes nem era show, era apresentação em boteco para ganhar R$ 30 por noite. No ano passado, eu fechei a agenda com 120 shows. Para um artista que começou a fazer sucesso agora, é um número muito bom", explica.
"Na quarta-feira, eu gravo meu segundo DVD, com uma estrutura muito grande, e com a participação do Bruno e Marrone, Fernando e Sorocaba, e Zé Ricardo e Thiago. Espero que a gente consiga dar seqüência ao trabalho que andou tao bem no ano passado".
Veja a letra de "Efeitos", de Cristiano Araújo:
Seus efeitos ainda dominam em mim
As lembranças só me distanciam do fim
Da batalha travada em tentar te esquecer
Te vejo nos meus sonhos me devolvendo o céu
Então sinto na boca o gosto do mel
Que eu sentia sempre que beijava você
Só sei que esse romance ainda vive em mim
O efeito do seu beijo que me deixou assim
Preciso de um remédio que cure essa saudade
Que diminua a dor que no meu peito invade
Que me cure ou me ajude a esquecer
Preciso de um antídoto que salve esse amor
Que tire os sintomas que me causam dor
Eu não sei mais o que vou fazer
Se pra curar o meu remédio é você
26 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Só por uma questão de justiça , esqueceram do pequeno GRANDE Hugo Henrique , que cantou essa musica no Raul Gil noi eu e as crianças e depois no JOVENS TALENTOS KIDS , no qual tenho plena certeza que divulgou e muito a musica e o nome Cristiano . Pois o programa era lider em audiencia no horario e qdo esse bacurinho entrava no palco o pico era maior ainda . Só para lembrar .Musica bonita de linda .Abraço Cristiano . Luiz Pelé Londrina
Dos novatos e um dos que se salva, canta musica sertaneja sim, entao musica romantica nao e mais sertaneja? E obvio unico que canta musica como antigamente e joao carreiro e Capataz, Cristiano Araujo e muito bom e mlk vai longe, desde que continue seguindo mesma linha