Topo

Com samples de Beethoven e game, disco de Lucas Santtana é lançado no Facebook

O músico Lucas Santtana - Daryan Dornelles/Divulgação
O músico Lucas Santtana Imagem: Daryan Dornelles/Divulgação

Taís Toti

Do UOL, em São Paulo

28/02/2012 07h00Atualizada em 28/02/2012 21h05

O lançamento de "O Deus Que Devasta Mas Também Cura", quinto álbum de Lucas Santtana, tem horário marcado: às 14h desta terça (28), no Facebook. A escolha do site para estrear o lançamento é apenas uma questão de praticidade, afirma o cantor. "É a principal rede social [que existe] e eu tenho esse 'Band Profile', um perfil que junta agenda de shows, fotos, capa do disco, tudo. É um aplicativo prático, que resume tudo".

O título do disco veio da música de mesmo nome feita para o disco de Gui Amabis, "Memórias Luso-Africanas", de 2011.  "Todas as músicas do meu disco começaram nessa; os assuntos tinham a ver e elas foram feitas na mesma época. Por conta disso resolvi chamar o disco assim. Eu nunca tinha feito um disco descritivo, como um cronista narrando as coisas que eu ia vivendo e vendo", conta.

No novo trabalho, a faixa "O Deus Que Devasta Mas Também Cura" ganhou arranjo e regência do maestro baiano Letieres Leite, e Lucas Santtana canta acompanhado da Orkestra Rumpilezz. A música erudita também marca presença no disco com samples de Beethoven, Debussy e Ravel.

  • Reprodução

    Capa de "O Deus Que Devasta Mas Também Cura", de Lucas Santtana, com pintura do artista plástico norte-americano Gregory Thielker

"Eu já tinha essa ideia de querer usar esse universo de sample de música sinfônica, mas nunca tinha usado nos discos. Acabou tendo a ver com as músicas. São músicas românticas, algumas horas bem dramáticas outras horas bem abertas, 'para fora'", explica Lucas Santtana, que também usa samples de jogos de vídeo-game antigos em uma faixa do álbum. "Por um lado é mais legal que uma orquestra porque além de você trazer as notas da orquestra, traz o som de uma época, de uma gravação. Ele já traz uma textura".

"O Deus Que Devasta Mas Também Cura" inaugura uma nova parceria musical de Lucas Santtana: o filho Josué, de nove anos, assina "Dia de Furar Onda no Mar". A letra traz as definições de Josué para algumas palavras, como "contemporâneo é alguém sem coração", que também estarão no livro "ABC do Josué", a ser lançado este ano pela editora Dantes.

As outras participações do disco incluem Céu, Curumin, Kassin, Gui Amabis, Guizado, Rica Amabis, e integrantes do Hurtmold, Bixiga 70 e Do Amor. "Essas colaborações se dão por afinidade musical. Nós compartilhamos a mesma visão de música, e a gente é amigo, sai pra beber, conversar, e acaba acontecendo".

Após a estreia no Facebook, Lucas Santtana faz show de lançamento de "O Deus Que Devasta Mas Também Cura" em 30 de março, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. De lá, ele parte para uma série de shows na Europa, para então levar a turnê brasileira a outras cidades.